Já sabiamos que fumar, ter uma vida sedentária e ser obeso eram factores de risco para a saúde. Também suspeitávamos que um emprego insatisfatório não abonava propriamente a favor da nossa felicidade. Mas agora, investigadores suecos concluiram que ter um mau chefe pode não só causar depressão como até ataques cardíacos.Isto acontece porque o stresse pode facilmente resvalar para a hipertensão, que por sua vez facilita os enfartes.
A investigação publicada pelojornal ‘Occupational and Environmental Medicine’, acompanhou mais de três mil trabalhadores com idades entre os 18 e os 70 anos durante uma década, tendo registado74 casos de empregados vítimas de problemas cardíacos graves, em alguns casos fatais. Todos devido a chefes injustos, prepotentes e autoritários. Os cientistas calcularam em 25% a probabilidade de sofrer de um enfarte, mas o número pode subir para 64% se se aguentar a situação durante quatro anos…
Cuidado com o chefe
Chefes autoritários podem afectar a nossa saúde. Gritos e prepotência são factores de risco acrescidos para ataques cardíacos.