Sabia que a energia necessária para produzir uma lata de alumínio de 35 centilitros é suficiente para produzir duas garrafas de vidro do mesmo tamanho? Por isso, se comprar cerveja, opte pelas de garrafa e não pelas convencionais latas. No caso do vinho, pode sempre preferir aqueles que saem directamente de um reservatório de cartão para o copo (de vidro, claro).
Nada de pratos e de copos de plástico. Aparentemente é mais fácil, porque dá menos trabalho na hora de limpar, mas lembre-se que, anualmente, 40 mil milhões de utensílios de plástico são deitados para aterros só nos Estados Unidos.
Atenção aos guardanapos de papel:
se for um jantar de poucas pessoas, opte pelos de pano. Depois, é só meter na máquina de lavar e já está!
Se tem prazer em decorar a casa com velas, tenha presente que deve preferir velas de cera de abelhas ou de soja em vez das tradicionais, de parafina, feitas a partir de petróleo. Assim está não só a poupar neste combustível fóssil, mas também a melhorar a qualidade do ar de sua casa, reduzindo a exposição a agentes cancerígenas.
Acabaram-se os convites em papel. Numa época em que a Internet é rainha, convide os seus amigos por email ou, quanto muito, por sms.
Tire fotografias com a sua máquina fotográfica digital e não com uma de rolo. Os produtos utilizados no tratamentos dos rolos são na maioria tóxicos para a saúde do planeta.