Eram 9h50 quando
Bento XVI chegou à
Capelinha das Aparições acompanhado pelo bispo de Leiria-Fátima,
António Marto, e pelo seu secretário pessoal,
Georg Gaenswein, vindos da Casa de Nossa Senhora do Carmo onde passou a noite.
Minutos depois iniciava-se a
missa de 13 de Maio presidida pelo Sumo Pontífice. Na eucaristia participaram cerca de 1100 padres de várias nacionalidades que, com o Papa, abençoaram os 428 doentes inscritos para esse fim. O mundo inteiro esteve presente em Fátima neste dia, já que os cerca de 500 mil peregrinos empunhavam bandeiras de vários países.
Bento XVI presidiu a missa do 13 de Maio
Na homilia, Bento XVI fez alusões aos três segredos de Fátima. "Iludir-se-ia quem pensasse que a missão profética de Fátima esteja concluída", disse o Papa, deixando pairar a dúvida sobre o
terceiro segredo.
Veja as a imagens do 1º dia da visita de BENTO XVI a Portugal, em Lisboa!
Bento XVI firmou a razão que o trouxe a Fátima: rezar pela humanidade "acabrunhada por misérias e sofrimentos". No discurso final,
o Papa saudou os peregrinos em diversas línguas terminando com o português: "Queridos peregrinos de língua portuguesa, sob o olhar materno de Nossa Senhora de Fátima, saúdo a todos vós que aqui viestes dos vários países lusófonos à procura de conforto e de esperança", concluiu.
Cavaco Silva e Bento XVI
Às 12h45 terminou a eucaristia e minutos depois o Santo Padre visitou
os túmulos dos três pastorinhos, a irmã Lúcia e os irmãos Jacinta e Francisco Marto.
Veja também as a imagens do 2º dia da visita de BENTO XVI a Portugal, em Lisboa!
Por volta das 13h30 Bento XVI regressou à
Casa de Nossa Senhora do Carmo para almoçar com os bispos portugueses.
Confirme o ROTEIRO DA VISITA DE BENTO XVI a Portugal aqui!
Durante a tarde o Papa teve um
encontro com as organizações da Pastoral Social, na igreja da Santíssima Trindade. No encontro o Papa reforçou a posição da Igreja Católica em relação a questões como o casamento entre homossexuais e o aborto: "As iniciativas que visam tutelar os valores essenciais e primários da vida, desde a sua concepção, e da família fundada sobre o matrimónio indissolúvel de um homem com uma mulher, ajudam a responder a alguns dos mais insidiosos e perigosos desafios que hoje se colocam ao bem comum" disse Bento XVI em jeito de recado ao Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.
Mais tarde o Santo Padre abençoou a primeira pedra da nova Unidade de Serviços Continuados que será construida em Fátima e que terá o nome do Papa "Bento XVI".