QUESTÃO Marco Araújo: Venho solicitar ajuda para a decoração de uma sala onde o objetivo é criar, no mesmo espaço, sala de jantar e sala de estar. A sala em questão só dispõe de uma janela com luz direta, uma vez que faz parte da cave de um edifício. Agradecia muito que nos ajudem a reformular este espaço num local acolhedor, onde fosse possível sentir harmonia e tranquilidade, mas onde estivessem também presentes traços de irreverência, originalidade uma vez que quem habita este espaço são dois jovens.
SOLUÇÃO por Diana Azevedo Batalha
Estamos sem dúvida perante um desafio, sobretudo por se tratar de um espaço com pouca iluminação natural. A iluminação é um dos aspetos mais importantes na modelação do espaço. Uma má iluminação pode comprometer todo o ambiente. O ideal seria aproveitar ao máximo a luz natural e trabalhar com luz indireta e cores fortes.
Optámos por não encher demasiado a habitação com objetos supérfluos. O excesso de elementos decorativos pode tornar o espaço sufocante, procurou-se assim preservar a amplitude, relacionando as várias zonas através de planos coordenados e fluidos.
As paredes já existentes acabaram por funcionar como fio condutor na modelação e articulação das várias zonas. Define-se assim o quarto do casal em que a estrutura do armário poderá funcionar como parede divisória entre este e o hall (desta forma consegue uma maior área, mantendo ainda uma grande superfície para arrumação).
A preocupação em estruturar um conjunto organizado e linear levou-nos a propor uma solução idêntica à entrada do quarto no outro lado da porta principal. Aqui localizar-se-ia a casa de banho, com revestimento em pastilha de tons verdes, precedida de uma antecâmara.
Por motivos de poupança de espaço poderá aproveitar a zona existente debaixo das escadas para criar aí uma kitchenette. Sugere-se que a iluminação seja através de focos, para dar algum brilho e cor, mas de forma não muito evidente. A parede que acompanha as escadas pode ser em verde-alface. Pode ainda isolar toda esta área, ou mantê-la em relação direta com a zona de estar e jantar, através de um painel de vidro translúcido. Esta situação desenha metamorfoses no espaço, materializadas em novas dimensões e cenários.
Toda a restante área destina-se às zonas de estar e jantar. A de estar, perto da lareira, é constituída por um sofá de três lugares, estofado com tecido liso de cor creme, uma poltrona roxa e cadeira coconut, do designer Herman Miller. Atrás do sofá, uma consola de madeira com pés em inox. No chão, um tapete lilás estampado cobre toda esta área.
A zona de jantar é composta por uma mesa de madeira escura e seis cadeiras acrílicas brancas, duas delas com braços e quatro sem (Louis Ghost e Victoria Ghost, de Philippe Starck) e um candeeiro de pé com abajur verde.
Porque há sempre necessidade de se ter um móvel na sala, que sirva de apoio e arrumação, foi inserida uma dinâmica de planos na parede interior (comum ao quarto) composta por armários com dois tipos de profundidades e articulados entre si numa aparente desorganização que poderá resultar num fantástico jogo de luzes e sombras.
Para se dar uma maior extensão à sala, colocou-se um espelho de grandes dimensões, com moldura preta e apoiado no chão.
Como, na sala, a iluminação natural é feita exclusivamente por tiras horizontais muito elevadas, pode tentar dar uma ideia de maior dimensão destas e consequentemente maior amplitude através de espelhos que façam o seu prolongamento até ao chão (sem moldura).
Neste exercício arrojado optou-se por revestir todo o pavimento com soalho flutuante, criando uma atmosfera intimista e opulenta. Isto aliado ao tapete estampado, da zona de estar, e branco, da zona de jantar, que gera um ambiente de conforto permanente.
Esta combinação de cores (brancos, cremes e pretos com a variante verde alface na zona de estar e vermelho no quarto), mobiliário e mesmo a organização do espaço, permite criar um estilo capaz de se reinventar continuamente. É possível mudar a decoração e organização do espaço com facilidade podendo eventualmente substituir o verde-alface e vermelho por cinzas ou caramelo capaz de transmitir uma maior tranquilidade e paz.