Todas as peças da empresa Mateus(1993) são fabricadas e pintadas à mão, em Portugal, e têm por base a larga experiência de Teresa no mundo da moda e o facto de morar na Suécia, país pródigo num design excitante e contemporâneo, que ela tão bem combina com a tradição dos métodos artesanais e a qualidade das matérias-primas do seu país de origem. A Mateus, de Teresa Lundahl, é hoje uma marca de sucesso dentro e fora da Suécia, vendida em quase todo o mundo e conhecida pelas formas e cores expressivas, evocando um certoromantismo, e alta qualidade da imagem! Agora imagine o que pode acontecer quando às qualidades de Teresa se somam as de um reconhecido chef, naturalizado americano e nascido na Etiópia, a quem coube orientar o primeiro jantar da administração Obama… “Conheci o Marcus (Samuelsson) há dois anos, num jantar de amigos. Ele já conhecia o nosso trabalho e perguntou-me se eu estaria interessada em fazer uma coleção com ele, mas uma coleção que também pudesse ser usada em restaurantes nomeadamente nos seus”, conta-nos Teresa. “Sempre admirei a energia do Marcus e todos os projetos maravilhosos em que ele participa – desde os restaurantes fantásticos, como o Red Rooster, aos projetos humanitários em que está envolvido em África.” Em conjunto, Teresa e Marcus pensaram numa loiça ‘generosa’, branca e durável, cujo padrão recordasse as dunas do deserto. O projeto ‘Mateus meets Marcus’ demorou dois anos a concretizar – desenhar, produzir amostras, aprová-las, começar a produção, pensar e concretizar todo o marketing necessário para o lançamento e, não menos importante, planear o lançamento. “Neste momento, estamos já na fase seguinte, empreender o lançamento nos EUA.” Para já, esta coleção ainda só está à venda na Suécia. “E aqui a sua aceitação tem sido fantástica!” Vimo-la ao vivo e a cores na última edição da feira Formex e garantimos que as suas curvas e relevos suaves lembram mesmo as dunas do deserto. Além disso, e como a própria designer refere, a ‘Mateus meets Marcus’ é “um pouco diferente da coleção Mateus, é mais masculina, talvez seja dirigida a um público que gosta de coisas mais estilizadas, mais zen… Mas é uma linha que se pode misturar muito bem com todos os itens produzidos pela Mateus.” Um projeto win-win.
Na Alquarto, em Lisboa.