A 62ª Edição do Festival de Cinema de Berlim conta este ano com duas produções portuguesas, entre as quais; ‘Rafa’, de João Salavissa que está nomeado para um Urso de Ouro.
Esta curta-metragem é o único português em competição, entre outras 27 de todo o mundo a concurso na secção Berlinale Shorts II. ‘Rafa’ é protagonizado por Joana de Verona e Rodrigo Perdigão centrado num miúdo de 13 anos, da Margem Sul e que vai a Lisboa à procura da mãe.
João Salaviza regressa assim às competições europeias depois de ter vencido a Palma de Ouro de Melhor Curta-Metragem no Festival de Cannes 2009 com Arena.
Por sua vez, Miguel Gomes é o único a participar nas longas-metragens com ‘Tabu’. A competição tem como presidente do júri o realizador britânico Mike Leigh.
Este ano, a organização dará destaque ao cinema que reflete os acontecimentos da ‘primavera árabe’ e exibirá ‘Captive’, o novo filme do realizador Brillante Mendoza, protagonizado por Isabelle Hupert.
Javier Bardem, Juliette Binoche, Victoria Abril, Steven Soderbergh, Billy Bob Thornton, Stephen Daldry, John Hurt, Max von Sidow e Uma Thurman estão entre os convidados deste ano.