
O Centro Português de Serigrafia no CCB recebe a exposição de Antoni Tàpies entre os dias 6 e 27 de março.
A mostra ‘Uma Nova Visão do Humano’ homenageia a obra gráficado artista catalão nascido em 1923 e recentemente falecido.
Segundo Maria João Fernandes, crítica de arte da AICA – Assoc. Internacional de Críticos de Arte:
Ao valorizar os gestos, os objetos mais humildes e simples do quotidiano, o tempo que lhes está associado, o artista conferia-lhes simultaneamente uma categoria de transcendência e de eternidade, que hoje são o legado intemporal da sua arte.”
Recorde-se que Tàpies expôs no Museum of Modern Art e no Solomon R. Guggenheim Museum em Nova Iorque, no Museum of Contemporary Art de Los Angeles, no Institute of Contemporary Arts e na Serpentine Gallery de Londres, na Neue Nationalgalerie de Berlin e na Kunsthaus de Zurich, no Musée d’Art moderne de la Ville de Paris, no Jeu de Paume e no Centre Pompidou de Paris, no Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía de Madrid, no Institut Valencià d’Art Modern de Valencia e no Museu d’Art Contemporani de Barcelona, entre muitos outros.
E paralelamente à sua atividade artística, desenvolveu uma atividade enquanto escritor que deu lugar a diversas publicações.
Antoni Tàpies também criou a Fundação Antoni Tàpies em 1984 com o objetivo de promover o estudo e o conhecimento da arte contemporânea, colocando especial atenção na análise do seu papel na formação da consciência do homem moderno.
Para visitar em: www.fundaciotapies.org