“Desenhando o Mundo. Arte da Época dos Descobrimentos” é o nome da segunda exposição do MNAA – Museu Nacional de Arte Antiga no Centro Colombo inserida no projeto A Arte Chegou ao Colombo. A exposição reúne 31 obras de arte que ilustram as viagens e os contactos ultramarinos dos Portugueses ao longo dos séculos XVI e XVII.
Depois do sucesso alcançado com a primeira exposição, “Construir Portugal. Arte da Idade Média”, que em três meses mereceu a visita de mais de 70 mil pessoas, a segunda fase do projeto deste ano assume objetivos ainda mais ambiciosos, de modo a ir ao encontro das expectativas dos visitantes.
“O sucesso da primeira exposição deixa-nos uma tarefa ainda mais ambiciosa: conseguir superar as expectativas dos milhares de visitantes que viram a exposição de Arte da Idade Média e que agora esperam encontrar uma outra coleção de peças ainda mais cativante e extraordinária, sobre um período tão importante para todos os portugueses, os Descobrimentos”, refere o diretor do MNAA, António Filipe Pimentel.
Paulo Gomes, diretor do Centro Colombo, afirma que esta segunda exposição vai proporcionar uma experiência de visita ainda mais aliciante, tendo em conta que o seu tema tem uma grande relação de proximidade com a temática do próprio Centro, que está baseada na cultura portuguesa e num marco histórico e cultural importantíssimo para Portugal: os Descobrimentos”.
“A Arte Chegou ao Colombo vai continuar a atingir os seus objetivos de proporcionar aos nossos clientes o contacto com obras de arte de referência nacional. Os nossos visitantes podem contar, até Setembro, com uma vertente cultural quando visitam o Centro Colombo seja para lazer, fazer compras ou simplesmente passear”, adianta Paulo Gomes.
Pintura, escultura e múltiplas declinações das chamadas artes decorativas (têxteis, metais, cerâmica, mobiliário, etc) são as tipologias que estarão presentes nesta segunda exposição, que, tal como a primeira, foi criada especialmente para o projecto A Arte Chegou ao Colombo pelo MNAA – Museu Nacional de Arte Antiga.
As obras de arte estão em exposição no pavilhão concebido pela arquitecta Manuela Fernandes, onde se reproduz de forma temporária a essência institucional do MNAA, seja na plena dignidade e segurança das exposições, seja na forma contemporânea de comunicar o acervo e de estabelecer a relação com os públicos.
A Arte Chegou ao Colombo é um projeto único e diferenciador que procura de uma forma natural e intuitiva contribuir para a divulgação e promoção das diferentes atividades e manifestações culturais. Este ano conta com a parceria do MNAA, que, desta forma ousada e inovadora, divulga e promove as suas extraordinárias coleções junto dos visitantes do Centro Colombo, levando a arte ao encontro dos públicos.
A exposição “Desenhando o Mundo. Arte da Época dos Descobrimentos” está patente até ao dia 30 de setembro na Praça Central do Centro Colombo.