
“O meu gato Tobias, sempre foi saudável. Agora aos 14 anos, numas análises de rotina foi-lhe diagnosticada uma Insuficiência Renal. Agradecia que me ajudasse com algumas dicas para o poder ajudar a viver melhor com a doença. Obrigada!”
A Insuficiência Renal é das doenças mais comuns nos felinos de meia-idade a idosos. Manifesta-se, na forma crónica, por uma perda de peso gradual associada a anorexia, aumento da ingestão de água, pêlo em mau estado e halitose. Pode ser a única doença presente no gato ou estar associada a doenças endócrinas, como o hipertiroidismo.
Muitos gatos vivem anos, após o diagnóstico, desde que sejam correctamente acompanhados e medicados. É fundamental que siga todas as instruções do seu médico veterinário, pois ele, melhor que ninguém, o poderá orientar de forma mais precisa, sabendo o estadio actual da doença.
Nesta doença crónica, o alimento é de importância extrema. Lembre-se que o rim elimina muitos dos produtos do catabolismo do organismo, regula os iões no sangue e ajuda a controlar a pressão arterial. Assim, deverá optar por oferecer unicamente uma alimentação específica para doentes renais, largamente disponível no mercado. A formulação cuidada de um alimento deste tipo inclui:
- Teor e qualidade proteica adequados para diminuir os valores de ureia que o rim tem dificuldade em excretar.
- Alto teor de ácidos gordos de cadeia longa Ómega 3 que ajudam a manter a taxa de perfusão e filtração renal. Ajudam, ainda, a minimizar os efeitos oxidativos da doença e proporcionam energia;
- Contêm níveis reduzidos de fósforo, atrasando a progressão da doença renal;
- Para ajudar a combater o efeito das úlceras nas mucosas, alguns nutracêuticos como o zeólito e os FOS diminuem o risco das perturbações digestivas associadas.
Mantenha sempre água fresca à disposição do seu gato e, caso ele beba pouca água, estimule o seu consumo:
- Compre-lhe uma fonte para gatos, em que a água está sempre em circulação;
- Mantenha sempre a taça de água cheia pelo bordo;
- Quando cozer peixe em casa, faça uns cubos de gelo com a água da cozedura e utilize-os para dar sabor à água do seu gato.
Em fases mais avançadas da doença, e quando o seu veterinário julgar que se justifica, terá que iniciar medicação específica e, eventualmente, administrar soro subcutâneo em casa.
As melhoras do Tobias!