“Tenho um cachorro com 9 meses que, de vez em quando, tem diarreia. A que pode dever-se?”
A diarreia caracteriza-se por um aumento da frequência ou diminuição da consistência das fezes e é um dos sinais clínicos mais comum em cachorros. Garanta que procura aconselhamento médico veterinário, nomeadamente para desparasitar e vacinar o seu cachorro.
A diarreia pode ser sinal de intolerância ou indiscrição alimentar, isto é, ou o seu cão é alérgico ou “intolerante” a um ou mais ingredientes da alimentação actual ou pode estar a comer “extras” que irritam o trato gastrintestinal lhe alteram a consistência fecal. Deve procurar oferecer sempre o mesmo tipo de alimento ao seu cachorro, devendo este ter alta palatabilidade e digestibilidade ao mesmo tempo que oferece todos os nutrientes e a energia que o seu cão precisa nesta fase etária.
Caso não haja ingestão de extras, esteja desparasitado e correctamente vacinado, experimente mudar gradualmente para uma dieta do tipo “gastrintestinal” ou “sensível” e verifique se ocorrem melhorias. Estas dietas contêm proteínas de elevada digestibilidade e prebióticos, assim como ingredientes escolhidos especialmente para favorecer bons resultados com este tipo de situações. Existem no mercado dietas gastrintestinais formuladas para as várias etapas da vida, desde a fase de crescimento à fase adulta, mais ou menos ricas em fibra. Informe-se com o seu veterinário sobre qual é mais adequada para o seu cachorro.
Se após a mudança de alimentação, as alterações persistirem deverá procurar aconselhamento médico veterinário de forma a chegar a um diagnóstico mais preciso e poder tratar o seu cachorro.