
Fomos ‘brunchar’ ao Grande Real Villa Itália.. Melhor seria dizer, tomar o pequeno-almoço, almoçar, lanchar e cear. É que a experiência gastronómica propiciada pelo Brunch de domingo, sugestivamente batizado À Boca do Mar, é uma prova gastronómica singular, para gozar ao longo da tarde, sem urgências, com o mar da zona do Guincho como espectadora invejosa.
O conceito é sedutor para o palato: propostas múltiplas, que vão buscar o génio à qualidade e à tradição da nossa gastronomia, mas que acolhem igualmente alguns sabores internacionais, sem os quais não conseguimos já passar.
Se estiver mais virada para uma refeição ao estilo pe
queno-almoço (que se pode metamorfosear numa entrada para a seguir enveredar pelos pratos quentes que a aguardam) inaugure o momento ao apreciar a mesa de queijos (como amante dos ditos, perdi-me por completo!), carnes frias e deliciosas compotas, acompanhadas pelo saboroso pão de Mafra. Posteriormente, arrisque uma ida aos pastéis de bacalhau, à morcela assada com maçã e à salada de grão. Pelo meio, tem uma inspiradora mesa de saladas a acenar-lhe e, mesmo ao lado, o já obrigatório sushi, com peixe bem fresco e uns shots de salmão de fazer crescer água na boca.
Os pratos quentes variam de domingo para domingo e nós tivemos a sorte de encontrar umas tradicionais pataniscas de bacalhau com arroz de tomate a desfazerem-se na boca. No domingo anterior, disseram-nos, o prato fora um original pica-pau de peixe com lâminas de amêndoa tostada e espetada do mar com três variedades de peixe (resta-nos voltar lá para o experimentar).
Mas tem também uma secção de massas e um imperdível risoto de cogumelos, preparados no show cooking do chefe Paulo Pinto, responsável pelo repasto (repetiria o risoto com gosto, caso ainda tivesse espaço para isso!)
As sobremesas, essas, merecem que lhes reserve atenção e esqueça as calorias, nem que seja por um dia: os tradicionais arroz-doces, leite-creme, travesseiros, Pratas de Cascais, entre muitos outros, com destaque para o fondue de chocolate e as frutas, exóticas e da época.
Acompanhe com sangria ou sumos de fruta – há muitos à escolha – e remate com um café. Junte a esta ‘mistura’ a simpatia do staff e dará o seu tempo e o seu dinheiro por muito bem empregues!
O Brunch à Boca do Mar tem lugar ao Domingo no Grande Real Vila Itália Hotel & Spa, Cascais, entre as 12h30 e as 16h00 por 25€ por adulto com bebidas da seleção do Hotel incluídas. Para crianças entre os 7 e os 11 anos, o Brunch terá um custo de 12,50€, ao passo que as crianças até 6 anos não pagam.