A produção ficou a cargo de Mário Barreiros e foi a própria fadista que assegurou a co-produção do disco. A maior parte dos temas são escritos e compostos por Cuca. Mas há exceções… e uma delas é um fado com letra da autoria do chef José Avillez. Há, ainda, a assinalar outras parcerias de peso, como Tozé Brito e André Sardet, e a participação dos músicos Pedro Pinhal (viola de fado), Rodrigo Serrão (contrabaixo) e, na guitarra portuguesa, Bernardo Couto, Luís Guerreiro, Eurico Machado, José Manuel Neto e Bruno Costa.
‘Raíz’ tomou a Cuca Roseta um ano de processo criativo e não “procura a tradição ou a origem do que canta”, como escreve o jornalista e guionista Nuno Miguel Guedes, a propósito deste trabalho. Aqui, Cuca vai à procura das próprias raízes e arrisca num registo de esperança e de maior exposição artística.
Este segundo trabalho surge com o bom augúrio da recente atribuição do galardão de disco de ouro ao primeiro álbum, ‘Cuca Roseta’, lançado em 2011, e que contou com a produção do consagrado Gustavo Santaollala.