O Canal História, em conjunto com a dupla de designers Storytailors, propuseram um desafio aos estudantes e apaixonados de moda: participarem num concurso criativo com o objetivo de obterem conceberem um novo visual para a estátua Luís de Camões, no Chiado, Lisboa.
Os concorrentes deviam enviar um esboço com a proposta de um look que poderia tornar-se real e vir a vestir a estátua. A vencedora foi Plácida Mendes que, com a ajuda da equipa, confecionou o vestuário. Os portugueses puderam assim, no dia 4 de julho, ver a tradicional estátua mais moderna, com um look inspirado no estilo ‘dandy’ e nas lendárias viagens do poeta.
‘Com esta iniciativa, procurámos juntar a História com a moda e a contemporaneidade. A ação permitiu chegar a um público interessante de jovens talentos, que ao trabalharem a moda estão ao mesmo tempo a homenagear uma das personagens mais fascinantes da nossa história, Luís de Camões. Queremos, com este tipo de iniciativas, trazer mais criatividade à História. Acreditamos que a História não está dentro de uma biblioteca, que não é só documentar e argumentar o que aconteceu. Também é convidar as pessoas a descobrir, participar e experimentar, disse Esther Vivas, Marketing Manager do The History Channel Iberia.
Para além de ver o seu trabalho numa das principais praças da capital, Plácida vai também poder assistir ao próximo desfile dos Storytailors em Portugal.