Na espécie canina, a gestação dura em média 63 dias, ou seja cerca de 9 semanas, podendo variar entre 56 e 70 dias de acordo com o momento exato da fertilização em relação à cópula. Durante este período as necessidades nutricionais da cadela sofrem algumas alterações, que deverá ter em consideração na altura de escolher o alimento que melhor se adapta a esta nova fase da vida da sua cadela.
Durante a fase inicial da gestação, do dia 0 até ao 42º dia, o objetivo da nutrição é manter o peso ideal da cadela. Nesta fase as necessidades energéticas da cadela permanecem estáveis e o desenvolvimento dos embriões não é muito acentuado, pelo que não é necessário proceder a qualquer alteração do aporte energético. Pode continuar a administrar à sua cadela o alimento habitual, que deverá ser completo e equilibrado, contento nutrientes de elevada qualidade.
A partir do 42º dia de gestação, o ritmo de crescimento altera-se! A cadela entra no último terço da gestação. Os fetos desenvolvem-se rapidamente, o seu esqueleto (inicialmente apenas constituído por cartilagem) mineraliza e solidifica e o seu peso aumenta… Durante este período, os cachorros adquirem 75% do seu peso à nascença.De facto, a partir da 6ª semana de gestação as necessidades energéticas, minerais e proteicas da cadela aumentam consideravelmente, em resposta ao rápido crescimento dos cachorros e de forma a preparar o organismo para a lactação. Simultaneamente, o útero desenvolve-se o que reduz a capacidade gástrica da cadela. É, pois, essencial fornecer-lhe um alimento equilibrado de elevado valor nutricional e energético.A alteração para este novo alimento deve ser realizada de forma gradual ao longo de uma semana, para evitar a ocorrência de problemas digestivos: o período de transição alimentar pode ser iniciado ao 35º dia de gestação.
Imediatamente após o parto, o apetite da cadela é muito reduzido, apesar das suas necessidades nutricionais serem muito elevadas! Com uma duração média de 6 semanas, a lactação representa um longo período de esforço intenso para o organismo.
Nesta fase a alimentação da cadela deve ser rica em gordura e proteínas, de modo a garantir o correto aporte energético e conter cálcio e ácidos gordos essenciais (DHA) para satisfazer as exigências decorrentes da produção de leite e promover o desenvolvimento ótimo dos cachorros. Se a alimentação for adequada não será necessário fornecer quaisquer suplementos vitamínicos ou minerais.
Sabia que… No pico da lactação, por volta da 3ª semana pós-parto, o gasto energético da cadela equivale ao esforço de 60km/dia em corrida, ou seja uma maratona e meia?
Durante o período de gestação e lactação a cadela deve ser pesada regularmente. O aumento excessivo de peso durante a gestação pode ter efeitos prejudiciais para a saúde da cadela: a presença de gordura intramuscular pode reduzir a intensidade das contrações musculares durante o parto, o que pode conduzir a complicações. O aumento máximo de peso da cadela ocorre no final da gestação e, numa cadela de porte pequeno ou médio, não deve ultrapassar mais de 30% do seu peso ideal. Na fase de lactação a cadela não obtém energia recorrendo às suas próprias reservas mas sim diretamente da alimentação. Por conseguinte, deverá manter o seu peso ideal durante a lactação. Se perder peso, significa que o alimento não lhe está a fornecer a energia suficiente. Esta situação constitui um sinal de alerta, pelo que deve consultar rapidamente o seu médico veterinário.
O espaço Nutrição-Saúde é para si. Pode enviar as suas dúvidas sobre a alimentação do seu gato ou do seu cão para nutricaosauderoyalcanin@gmail.com. Vamos procurar responder à sua questão.