Em Serralves, a chegada do outono é recebida em festa. No dia 6 de Outubro, a partir das 10 horas da manhã, o Parque de Serralves abre-se ao público e prepara actividades para recuperar antigas tradições com saberes e práticas ligados à tradição rural. A entrada é gratuita num dia de festa com música, teatro, contadores de histórias, cantares tradicionais, oficinas em família, percursos à descoberta da biodiversidade, artes e ofícios da lã e muito mais.
DESTAQUES
Este ano a Festa do Outono apresenta, entre outros, o espetáculo de teatro físico e visual Une Brinque Dans Le Ventre, de Luciano Amarelo e Olivier Luppens. Esta é uma história contemporânea, burlesca, tocante, vivida por duas personagens: Victor, empreiteiro de segunda geração e Max, um imigrante. Uma peça para ser lida como uma banda desenhada. Quando as palavras são quase supérfluas, a imagem arrebata-nos. Para ver, às 11h30 e às 15h, no Prado de Serralves.
– A não perder, às 13h, no Prado de Serralves, um concerto único de Braima Galissa, tocador de Kora e cantor originário da Guiné-Bissau. Kora é um instrumento associado à recitação de histórias e significa no dialecto Mandinga “o instrumento que abrange tudo”. A sua sonoridade harmoniosa assemelha-se à de uma harpa.
– A Festa prossegue com música, às 16h, também no Prado, com a apresentação em concerto de uma série de composições recentes para os instrumentos Pangeia, criados e desenvolvidos por Victor Gama ao longo dos últimos vinte anos. Às 18 horas, poderá ver o concerto ‘Instrumentos Imaginários’, com Norberto Lobo.
– Às 14h e às 17h, os visitantes podem ainda descobrir a peça de teatro ‘Arre! peça para dois burros e dois atores’. Trata-se de uma exploração teatral cómica que cruza, num espetáculo de rua, três pontos de partida: o Burro de Miranda, uma pesquisa sobre a linguagem teatral do Bufão e um imaginário inspirado na obra ‘D. Quixote de la Mancha’.
– Às 10h30 e às 16h30, o Teatro Mais Pequeno do Mundo apresenta Microfénix cinco ‘curtas’ teatrais e musicais que convidam o público a experimentar a Caravana Penélope, palco deste projeto.
Os Contadores de Histórias vão apresentar, às 11h, os 35 Contos dos Irmãos Grimm nas versões de António Fontinha, Cristina Taquelim, Maria Morais, Rodolfo Castro e Thomas Bakk.
– As artes e os ofícios relacionados com a lã estarão em destaque na Festa do Outono através de um grupo de mulheres da Casa da Lã de Bucos – do Museu de Cabeceiras de Basto – que estarão em Serralves a demonstrar o processamento artesanal da lã da ovelha até ao fio. Acontecerá também uma Festa da Lã ao som dos cantares do Alentejo pela artista Diana Regal e pelo grupo coral feminino de Viana do Alentejo.
Além destas atividades, os visitantes são convidados a participar nas muitas Oficinas para Famílias, que decorrem em contínuo entre as 10h e as 19h, no Prado e no Celeiro. Entre as várias propostas, destaque para os jogos inspirados na temática do ambiente, para as viagens à descoberta do ciclo da lã ou ao interior de uma colmeia, para o universo fantástico dos anfíbios e répteis que habitam Serralves e ainda para a oficina ‘O Outono na cabeça’. Haverá ainda a Aula do Burro, uma oficina para ficar a saber tudo sobre estes animais.
Ao longo de todo o dia, estão previstos vários Percursos à Descoberta da Biodiversidade de Serralves, para todas as idades. Orientados por investigadores, miúdos e graúdos vão descobrir e observar vestígios e conhecer curiosidades e factos sobre micromamíferos, morcegos, aves, insectos, anfíbios e répteis, e também a flora de Serralves.