O período de lactação tem uma duração média de 7 a 8 semanas após o parto, com um pico máximo de produção de leite às 3 semanas. Durante todo este período a lactação é mantida por um reflexo neuro-hormonal. O ato de mamar estimula a secreção de uma hormona, a ocitocina, que lança o leite para os canais galactóforos. Este mecanismo é proporcional ao número de cachorros amamentados e permite que a produção de leite seja adaptada ao apetite dos cachorros.
No final do primeiro mês de vida dos cachorros começam a surgir os primeiros dentes de leite que tornam a amamentação dolorosa para a cadela. Nesta fase a cadela começa a adotar uma atitude mais distante e torna-se menos disponível para os cachorros, por isso, o leite deixa de ser suficiente para satisfazer as necessidades dos cachorros que devem começar a receber um alimento indicado para a fase de desmame. A diminuição do estímulo da sucção pelos cachorros origina uma diminuição gradual na produção de leite pela cadela que deve cessar após o desmame dos cachorros.
Dicas para ajudar a parar a produção de leite após o desmame dos cachorros:
– Evite manipular as glândulas mamárias da cadela, uma vez que este estímulo pode ser interpretado pelo organismo como um incentivo para a produção de leite. Verifique se tem em casa outros animais que possam estar a manter este estímulo;
– Em termos nutricionais deverá voltar a administrar um alimento de manutenção de elevada qualidade adaptado ao tamanho, raça e idade da cadela. Nesta fase a cadela já não necessita de um alimento com um elevado teor calórico como necessitava durante a fase de lactação.
Caso verifique que a sua cadela continua a produzir leite em abundância e/ou tem dor ou vermelhidão na zona das glândulas mamárias deverá consulta o seu médico veterinário assistente, pois poderá ser necessário um tratamento médico adequado.
O espaço Nutrição-Saúde é para si. Pode enviar as suas dúvidas sobre a alimentação do seu gato ou do seu cão para nutricaosauderoyalcanin@gmail.com. Vamos procurar responder da melhor maneira à sua questão.