
O público internacional rende-se cada vez mais ao Fado e aos artistas portugueses. E a crítica concorda. A mais recente prova deste reconhecimento é a eleição de ‘Desfado’, o último disco de Ana Moura, como Melhor Álbum de World Music do ano, pelo menos para o influente jornal britânico Sunday Times.
‘Desfado’ foi editado no Reino Unido em fevereiro de 2013, pela Decca, e ficou à frente de nomes grandes da world music, como Kobo Town, Bassekou Kouyate & Ngoni Ba, Carla Bruni ou Ry Coode na escolha do Sunday Times. Ana Moura teve oportunidade de apresentar este trabalho no Barbican, em Londres, e no popular programa de musica da BBC ‘Later with… Jools Holland’.
Para quem ainda não conhece ‘Desfado’, há agora uma excelente nova oportunidade para ouvir o álbum que ganhou uma reedição na semana passada, que inclui um segundo CD com a gravação ao vivo do concerto da fadista no Festival Caixa Alfama deste ano.
O quinto e mais recente álbum de originais de Ana Moura conta com uma galeria de convidados de luxo: António Zambujo, Pedro da Silva Martins (Deolinda), Luísa Sobral, Pedro Abrunhosa, Aldina Duarte, Manuela de Freitas, Márcia, Tozé Brito, Manel Cruz (Ornatos Violeta) ou o pianista Herbie Hancock.