Há uns anos entrevistei a Ana Cristina Antunes. A conversa decorreu na casa da apresentadora, no Chiado, e a informação foi tanta que, na altura, decidimos publicar dois textos distintos. Apesar de já ter passado algum tempo deparei-me com um ‘conteúdo’ que poderia ter sido escrito hoje. Mais, poderia ter sido criado intencionalmente para O Meu Pé Direito, uma vez que o diálogo ‘andou’ em torno das casas e da decoração. Um dos textos já havia partilhado convosco (aqui), o outro mostro-vos hoje.
O prédio de traça antiga, do início do século XX, situado no centro do Chiado, deixa antever a profunda paixão de Ana Cristina Antunes pela decoração. De personalidade forte, destemida e ávida por constantes desafios, a produtora televisiva abriu-nos as portas de casa e, rapidamente, percebemos porque construiu neste espaço o seu refúgio familiar. “Quando aqui entrei pela primeira vez, a casa estava a ‘gritar por mim e por alguém que tomasse conta dela”, diz.
Apesar do acentuado mau estado da habitação, no momento em que a adquiriu, Ana reconhece a importância que têm, para si, “casas com história e com algo para nós preservarmos e cuidarmos. Para intervirmos naquilo que pode ser a degradação do tempo”, refere.
Num prédio cujo interior encerra vitrais de outros tempos, que conferem ao local um charme e elegância singulares, o apartamento da decoradora, de 250 m2, estende-se por seis divisões, duas casas de banho e uma cozinha. O pé-direito com quatro metros de altura, os tetos trabalhados em gesso e talha branca, as portadas e soalho nobre ou a majestosa vista para o Tejo foram alguns dos detalhes que contribuíram para a rápida decisão de Ana e Pedro Santos (o marido) na aquisição do apartamento. Idealizaram pequenas alterações e conseguiram uma remodelação em tempo recorde, totalmente acompanhada pelo casal. A decoração foi profundamente marcada pelo próprio estilo da casa, um pequeno “palacete de princesa”, como denomina a própria.
Leia mais e veja as imagens da casa da decoradora aqui!