Uma tela ganhar forma à nossa frente, sem mão humana, não é um cenário retirado de um filme de ficção científica. Há robots que criam telas originais, ainda por cima ao som de música clássica. E pode vê-lo in loco a partir de dia 17 de maio. Isto enquanto bebe café. Uma aliança perfeita.
A aventura é nos proposta pela Nespresso que promove nas suas boutiques um concerto que une robótica e arte, pelas mãos do artista Leonel Moura e do maestro Pedro Carneiro. O primeiro destaca-se por ser pioneiro na utilização de robôs e inteligência artificial para a produção artística. O segundo é cofundador, diretor artístico e maestro titular da Orquestra de Câmara Portuguesa (OCP). Os dois juntaram-se à Nespresso é o resultado é o projeto The Art Inside.
Leonel criou os robots, dotados de sensores de som, que reagem ao som da música escolhida por Pedro Carneiro, criando deste modo obras originais que se definem como registos, em imagem, das diferentes melodias
No total, serão 11 espetáculos a decorrer nas Boutiques Nespresso de norte a sul do país, onde um conjunto inovador de robôs pinta telas originais ao som de música clássica, tocada por solistas OCP. O resultado serão 11 telas que terão o código cromático e a intensidade correspondentes aos Grands Crus da Nespresso
“Foi com um enorme orgulho que aceitámos o desafio da Nespresso para a criação do projeto The Art Inside.”, refere o artista plástico Leonel Moura. “É uma forma de apresentarmos o nosso projeto conjunto ao grande público que será surpreendido nas Boutiques Nespresso por uma nova forma de arte que tem tanto de futurista, como de clássica.”, acrescenta o maestro Pedro Carneiro.
“As Boutiques Nespresso oferecem aos consumidores uma experiência de café contemporânea e personalizada, tendo sido projetadas com especial atenção ao pormenor e pensadas para oferecer um serviço ímpar.”, refere Francisco Nogueira, Diretor Geral da Nespresso. “É a vontade de criar experiências distintas e de inovar, surpreendendo sempre os nossos consumidores, que nos move e que nos levou a criar o programa The Art Inside, que tanto nos orgulha.”, acrescenta o responsável.
The Art Inside arranca no dia 17 de maio na Boutique Nespresso da Avenida António Augusto Aguiar, em Lisboa e decorre até ao dia 8 de junho, passando por todas as
Boutiques da marca: Centro Comercial Colombo (18 de maio), Aveiro (23 de maio), Braga (24 de maio), Almada (25 de maio), Chiado (30 de maio), Parque das Nações (31 de maio), Cascais (1 de junho), Boavista (6 de junho), Coimbra (7 de junho) e Norteshopping (8 de junho). Leonel Moura e Pedro Carneiro estarão presentes em todas as sessões, de norte a sul do país, para apresentar este projeto aos visitantes das Boutiques Nespresso.