Siga com atenção as seguintes dicas e tenha o jardim com que sempre sonhou:
- Recicle água: A reciclagem da água pode ir desde ao uso de baldes espalhados pelo exterior em dias chuvosos para armazenar até à armazenagem da água usada nas mais diversas situações quotidianas como a água usada nas lavagens e cozeduras de alimentos ou água que se desperdiça enquanto é aquecida.
- Regue o Jardim de manhã: O período da manhã é o mais indicado para a actividade da rega uma vez que está mais fresco e a evaporação é mais reduzida.
- Não sobrecarregue o solo de água: Uma das principais causas de morte das plantas é o excesso de hidratação. Assim que vir que o solo está a ficar empapado ou a escorrer água pode parar de regar.
- Elimine de forma sistemática as ervas daninhas: A existência de ervas daninhas prejudica o consumo de água e outros nutrientes das suas plantas. Recomendamos que faça uma limpeza destas ervas regularmente para evitar excessos de água.
- Certifique-se de que o equipamento está em condições: Uma das maiores razões de desperdício de água é a existência de buracos ou falhas no equipamento de rega que escoam água para fora do sistema. Perde-se muita água que inclusive até pode empapar outras partes do terreno exterior.
- Qualidade é melhor que quantidade: Para manter um jardim bem hidratado não é necessário regá-lo muitas vezes, mas sim regá-lo em profundidade e de forma um pouco mais demorada.
- Agrupe as espécies no seu jardim de acordo com as suas necessidades de água: Este agrupamento permite uma melhor rentabilização da rentabilidade da rega e de tempo uma vez que consegue mais facilmente criar um equilíbrio.
Ficam aqui algumas dicas que certamente a ajudarão a trazer mais vida e alegria ao seu jardim, mesmo que este ano o Verão tenha começado mais “cinzento”. Nunca se esqueça: se precisar de ajuda estamos a uma chamada de distância!
MELOM Obras, Rede N.º1 de Obras em Portugal.
Contactos: 707 201 201 ou melom.pt