Se está a pensar em reformular a sua cozinha tenha em linha de atenção os seguintes aspectos:
Projecto – Quer seja um profissional da área – neste caso um Arquitecto – ou se for você mesma a idealizar e desenhar o espaço, pense sempre na sua ergonomia, funcionalidade e permanência neste espaço, bem como a estrutura de o próprio edifício, pois pode partir paredes que podem afectar a estrutura. Além destes aspectos, é necessário identificar todos os pontos de luz, gás e água de maneira a não por em causa a sua acessibilidade.
Área útil de trabalho – É muito importante ter uma noção de espaço necessário para organizar e manter por perto o lava-loiça, frigorífico e fogão, utilizados com bastante regularidade. Também deve pensar num bom posicionamento para a luminosidade das zonas de trabalho e espaço livre entre móveis, paralelamente – 80 cm no mínimo, mas se estiver constantemente mais que uma pessoa, 1,20 m.
Mobiliário – O desenho do mobiliário deve ter em linha de atenção alguns aspectos essenciais: que não se torne num espaço desconfortável para a confeção de alimentos e que também possa ser utilizado como espaço de refeições. Escolher um mobiliário adequado às suas medidas, com muita arrumação, onde as gavetas de cima possam ser acessíveis e onde não existam muitos espaços vazios, de maneira a não ganharem sujidade, são aspectos a ter em linha de conta. O tipo de material a utilizar deve ser bastante resistente (aconselhamos um termolaminado, pois a relação qualidade preço é bastante boa).
Revestimentos – Existem inúmeras soluções alternativas aos antigos azulejos e de fácil manutenção e limpeza. As cozinhas acumulam bastante água em certos pontos, por esse motivo deve investir em cerâmicos que ofereçam simultaneamente diversas texturas e materiais bastante quentes. Quanto mais juntas e nervuras, pior será a eliminação de sujidade e gorduras.
Decoração – As novas vivências nas cozinhas levaram a que este espaço seja também ele decorado, passando a ser um espaço de recepção de pessoas nas suas casas. A utilização de cores mais claras para dar maior amplitude aos espaços é uma boa prática, bem como uma boa iluminação nos espaços afectos às refeições. Candeeiros com luz directa de tecto ou de chão, podem ser um elemento diferenciador. Uma boa mesa ou uma banqueta são muito utilizados nas cozinhas modernas e a escolha de cadeiras confortáveis é um factor essencial.
Ponha as mãos à obra e faça uma mudança na sua cozinha, torne-a mais sociável e surpreenda os seus convidados.
Peça-nos uma visita e orçamento:
MELOM Obras, Rede N.º1 de Obras em Portugal.
Contactos: 707 201 201 ou melom.pt