Nos dias 6 e 7 de dezembro realiza-se o Montepio The Lisbon Outdoor Day by ezimute, a primeira feira de animação turística de Lisboa, que reunirá as mais emblemáticas empresas de animação turística da cidade, de forma a permitir aos visitantes experimentar, por um preço reduzido, as diversões turísticas habitualmente utilizadas pelos turistas.
Esta iniciativa surge no seguimento de uma parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa, a Câmara Municipal de Oeiras e a ezimute.com, uma plataforma turística que sugere e permite a reserva de tours, atrações e restaurantes aos turistas e residentes que pretendem conhecer e divertir-se na cidade das setes colinas.
A entrada no Montepio The Outdoor Day by ezimute é gratuita e são esperados cerca de 20.000 visitantes, que terão a possibilidade de experimentar as 11 empresas de animação turística mais conhecidas de Lisboa, designadamente a AlegriaRent, a Bike a Wish, Bike Bar Tours, a Eco Tuk Tours Lisbon, a Hippotrip, a Lisbon Eco Tours, a Lisbon Helicopters, a Miss Lisbon, a Palmayachts, a Red Tour, Yellow Bus Carristur e a Ondas D’Aventuras.
Com percursos adaptados, que vão desde o Passeio Marítimo de Algés até à zona histórica de Belém, as empresas proporcionarão aos visitantes passeios, com mais de 50% de desconto, e que oscilam entre 1€, no caso da empresa Eco Tuk Tours Lisbon, e os 25€ para uma viagem de helicóptero pela Lisbon Helicopters.
O evento tem como objectivo principal, tal como explica José Digo Madeira, CEO da empresa ezimute.com, que “os lisboetas experimentem, por um custo mais reduzido, as mesmas ferramentas de lazer que se oferecem aos turistas e que constituem algumas das razões para o facto de a cidade estar na moda”. E acrescenta “portanto é uma boa oportunidade para todos os se virem divertir com as animações turísticas, que foram construídas na sua própria cidade, e permitir que todos conheçam o que de melhor Lisboa tem”.
Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Paulo Vistas, considera que “é importante que o cidadão não se sinta um estrangeiro na sua própria cidade, conheça o melhor que a cidade tem para oferecer, que possa também disfrutar e, assim, ser um meio de divulgação”, tendo por isso aceitado, desde o primeiro momento, esta iniciativa. No entanto, ressalva: “é fundamental que o turismo entenda que a Grande Lisboa extravasa o município de Lisboa, abraça também os restantes municípios, como Oeiras e Cascais, pois só assim será possível marcar Lisboa como um projeto internacional, que tem vindo a crescer exponencialmente, e causar impacto na indústria do turismo”.
Uma opinião partilhada por Ana Margarida Figueiredo, Directora do Departamento de Emprego, Empreendedorismo e Empresas da Câmara Municipal de Lisboa: “Achamos esta iniciativa muito interessante, porque, no nosso ponto de vista, Lisboa tem de ser promovida enquanto região e não só enquanto cidade, porque um turista estrangeiro não conhece as fronteiras, e, do ponto de vista turístico e económico, faz sentido promover a região de Lisboa, para ser possível concorrermos com outras regiões e outras grandes cidades europeias… Só faz sentido assim”.
Para além dos passeios turísticos, o Montepio The Lisbon Outdoor Day by ezimute disponibilizará ainda uma feira gastronómica, na qual será possível provar algumas das melhores e mais conceituadas receitas do nosso país, uma zona destinada à divulgação dos projectos dos patrocinadores do evento, uma exposição dos carros mais antigos dos Bombeiros Municipais de Oeiras e, por fim, um espaço de diversão para as crianças.
Para mais informações, pode aceder ao site do evento, bem como à página de facebook.