1. Para que nunca lhe faltem ideias para jantar fora: Zomato
Esta é uma app ideal para quando quer jantar e não sabe onde. As soluções rápidas e criativas passam por pesquisar no seu smartphone quais os restaurantes que estão perto de si. E a pesquisa pode ser filtrada pelo tipo de gastronomia que lhe apetece, pelo custo médio das refeições, entre outros filtros, podendo ser utilizada em 18 países diferentes. Neste momento, estão mais de 310 mil restaurantes disponíveis. Em Portugal ou no estrangeiro, pode ser uma boa forma de encontrar alternativas para as suas refeições fora de casa. Ainda é possível ler os comentários de outros utilizadores sobre cada restaurante. É gratuita e está disponível para sistema operativo iOS e Android.
2. Para deixar de se preocupar com as multas: EPark
Uma aplicação que a EMEL lançou para ajudar os automobilistas a pagar o parquímetro em Lisboa. Não vale a pena correr riscos extra e ser multada. A aplicação, disponível para iPhone, Android e Windows Phone, permite que faça pré-carregamentos, que defina o tempo pretendido para o estacionamento e receber alertas no smartphone, quando terminar o tempo determinado – e se precisar, pode prolongá-lo. É desta que deixa de se preocupar com o parquímetro…
3. Para quando precisa de uma boleia para casa: Uber
É a aplicação que mais tem dado que falar nos últimos tempos e que está a gerar polémica entre taxistas em vários países. Em Espanha, já foi proibida e existem várias iniciativas em França e na Alemanha para impedir a empresa de operar. A Uber é um serviço de transporte de luxo que compete com o serviço tradicional de táxis e que funciona através de geolocalização. Na aplicação, insere as coordenadas do sítio onde se encontra e é informado do carro que está mais perto de si. Gratuita, está disponível para sistema operativo iOS e Android e os pagamentos são feitos online. Se não encontra táxis, está disposto a encontrar um Uber?
4. Para poupar no saldo e saber sempre para onde ir: Maps.Me
Permite fazer o download de vários mapas e utilizá-los offline, ou seja, sem ter que gastar dados móveis. Se estiver no estrangeiro, além de lhe facilitar a vida também ajuda a poupar na conta de telemóvel. Com a Maps.Me, que está disponível para sistema operativo iOS e Android, pode passear pelas cidades que visita sem ter de recorrer aos mapas em papel. Basta que tenha bateria no smartphone ou no iPad. Para que os mapas não ocupem muito espaço na memória do seu smartphone, pode apagá-los quando regressa da sua viagem.
5. Para partilhar bons momentos com amigos e família: Storyo
Só está disponível para sistema operativo iOS, mas é uma app gratuita e permite compor sequências de imagens em vídeo – ou seja, fazer slideshows -, baseando-se nas informações que estão armazenadas em cada fotografia, como a data e o local onde foi tirada. Além disso, pode juntar as suas músicas preferidas às imagens. Talvez tenha sido por isso que foi eleita, no ano passado, a melhor app para os consumidores, pela empresa americana Xamarin. O sucesso é nacional, visto que as mentes que desenvolveram a aplicação são portuguesas.