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Ikea

O algodão é uma das nossas matérias-primas mais importantes. Podemos encontrá-lo em muitos produtos Ikea, desde sofás e almofadas, até lençóis e colchões. Desconfortável com o facto de o algodão convencional ser muitas vezes prejudicial para o ambiente e para as pessoas que o produzem, a marca decidiu procurar uma forma de enfrentar esses desafios nos últimos 10 anos. Isto no sentido de melhorar melhorar a indústria do algodão e de reduzir os seus efeitos nocivos. O objetivo, bastante ambicioso e recentemente atingido, foi trabalhar apenas com algodão proveniente de fontes mais sustentáveis.

Desde 2005, a Ikea tem trabalhado com a WWF para tornar a produção de algodão mais sustentável. E foi em conjunto com a organização e outros parceiros que ajudou a estabelecer a Better Cotton Initiative (BCI), para melhorar a produção global de algodão, com benefícios para as pessoas que o produzem, para o ambiente e para o futuro do setor. O trabalho começou com 500 produtores no Paquistão. No início, estavam relutantes com a ideia de mudar as suas técnicas de cultivo. Mas um ano depois, os resultados foram suficientemente significativos para inspirar mais produtores a juntarem-se aos projetos na Índia e no Paquistão. Através de formações práticas e no terreno, e em conjunto com os parceiros, a marca sueca ajudou cerca de 110.000 produtores a aprenderem mais sobre métodos de cultivo sustentáveis. Esta iniciativa permitiu que aumentassem os seus lucros e melhorassem as suas condições de trabalho. Como resultado, hoje podem proporcionar uma melhor qualidade de vida às suas famílias, incluindo a escola para os seus filhos.

Cumprida a primeira meta, a Ikea quer continuar a transformar o mercado global do algodão. Na atual fase da parceria com a WWF, a empresa está a focar-se em aumentar a poupança de água para cultivo, com o objetivo de proteger os níveis de água nos reservatórios e nos lençóis freáticos da bacia hidrográfica. Projetos-piloto na Índia e no Paquistão, áreas que enfrentam a escassez de água, estão a desenvolver e a implementar técnicas eficazes de gestão da água, que podem também vir a ser utilizadas por um grande número de produtores, tanto em áreas alimentadas pela chuva como irrigadas manualmente.

O objetivo global é que o cultivo do algodão se torne mais sustentável em todo o mundo e não apenas no que diz respeito ao negócio da Ikea. A marca também pretende que o algodão mais sustentável se torne acessível, mas também melhor para o ambiente e para as pessoas que o produzem.

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