A poucas horas de mais um grande jogo dos quartos de final do Euro 2016, o Alemanha – Itália, damos conta de uma análise feita pela E.Life – empresa especialista em Inteligência de Mercado e Gestão do relacionamento nas redes sociais – que revela quais as seleções e capitães que mais se destacam na rede social Facebook.
A análise, realizada durante a semana passada às páginas das seleções que jogam pelo apuramento para as meias-finais, e respetivos capitães, indica que Cristiano Ronaldo é o capitão mais popular no universo digital, com quase 113 milhões de likes.
O jogador português é também aquele que mais cresceu nos últimos sete dias: a página de Facebook Ronaldo conquistou aproximadamente 488 mil novos seguidores. O capitão da Seleção Nacional é, entre aqueles que estão ainda em prova, o mais referenciado nesta rede social, com 6,7 milhões de menções.
O capitão da equipa alemã, Bastian Schweinsteiger, ocupa o segundo lugar do ranking, com mais de nove milhões de seguidores.
Por sua vez, entre as oito seleções em competição, a Alemanha é aquela que mais se destaca naquela rede social, com quase seis milhões de fãs no Facebook, seguida pela França, que se fica pelos cinco milhões de fãs. O terceiro lugar pertence à equipa italiana, que conta com 4,8 milhões de “adeptos virtuais”.
Entre estas seleções, a italiana foi a que mais cresceu, alcançando mais de 159 mil seguidores. Só na última semana, a página da squadra azzurra alcançou também mais de 1,6 milhões de menções, ficando à frente da seleção portuguesa (com 805 mil referências).
O estudo da E.Life revela, contudo, que a seleção da Islândia, a equipa sensação deste Europeu de futebol, foi a que mais cresceu em termos de percentagem: ganhou mais de 23 mil novos fãs nos últimos sete dias, contando agora com mais de 65 mil seguidores, um crescimento de 55 por cento.
A análise foi executada com recurso ao Facebook Pages Performance, ferramenta do Buzzmonitor – plataforma da E.Life para monitorização e análise de social media.
A Alemanha joga hoje, às 20h contra a Itália. Amanhã é a vez do França- Islândia à mesma hora. A Seleção Nacional joga as meias-finais contra o País de Gales, na quarta-feira, dia 6, pelas 20 horas.