![iStock-609089692.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2019/09/11081366iStock-609089692.jpg)
KatarzynaBialasiewicz
Como sempre, sugiro que comecem por definir um tema: marroquino, náutico, de praia… o que mais gostarem. A recomendação passa, sobretudo, por tomarem esta decisão numa fase inicial sob pena de se perderem na imensidão de propostas giras existentes em loja, nesta altura do ano.
Se o vosso terraço, pátio, varanda, ou jardim, permitir… não dispensem o conjunto de mobiliário composto por mesa e cadeiras. Sempre que possível, evitem o ‘tradicional’, de plástico, cor branca. Se não quiserem ‘investir’ nisto porque já têm algo lá por casa, embora não esteja nos seus melhores dias… Por que não reciclar? Pintar com cores coloridas é sempre uma boa opção. Ou então, assumir o rústico da madeira como na imagem de destaque.
Pufes, cadeiras de baloiço ou até camas de rede. Naturalmente, que devemos de ter em conta a dimensão do nosso espaço para que possamos combinar peças proporcionais. No entanto, a ideia é não abdicarem de algum dos elementos mais relaxantes adequados ao espaço exterior.
Pérgula ou guarda- Sol. Além da questão da segurança ao Sol, o conforto deve ser privilegiado. Desfrutar de uma refeição à sombra, ou simplesmente, ler um livro debaixo de uma sombra em dias de verão é maravilhoso.
Tapetes e almofadas. Coloridos, com padrões e texturas. Dão conforto e personalidade.
Cestos de verga com revistas, livros ou mantas para as noites mais frescas. Além da utilidade são pequenos detalhes que ajudarão a dar vida à vossa varanda ou terraço.
Plantas e vasos. São, igualmente, indispensáveis, e potenciam aquele toque de frescura. Só não se esqueçam de optar por plantas que sobrevivam ao calor, e até à luz direta do sol…pleaseeeee.
Gaiolas, chapéus, regadores… Resumindo, aquela peça WOW, verdadeiramente original que tornará o seu espaço singular e memorável.
Por fim, a iluminação. Jamais deve ser descurada. Além das opções de teto/parede ou de pé, tirem partido das lanternas, velas e lamparinas. Elas permitem uma atmosfera única, misteriosa e um tanto ‘inxalá’…transportando-nos para terras mais distantes.