O festival do Parque da Belavista anunciou na passada terça-feira, dia 27 de fevereiro, o ‘Music Valley’. Um novo palco que privilegia a música cantada em língua portuguesa e que quer ter na audiência “uma geração transversal que vive na cidade e ouve o que está na moda neste momento”, explica Roberta Medina, vice-presidente executiva do Rock In Rio.
A apresentação oficial deste palco contou com os mini concertos de Blaya, Revenge of the 90’s e HMB, artistas que constam no cartaz da atração. Carolina Deslandes também atuou e recordou que já esteve no papel do público, ansiosa por chegar à primeira fila.
“Fui logo à primeira edição do Rock In Rio com os meus amigos todos. Preparei a roupa cinco dias antes para ir com a melhor toilette e fiz tudo para estar na primeira fila dos concertos”, contou-nos.
No festival, que este ano acontece nos dois últimos fins de semana de junho, Anavitória, Moullinex, Da Chick, Funkamente e DJ Vibe, juntam-se à cantora do tema “A Vida Toda” para atuar no dia 23, na abertura do evento. No dia a seguir, é a vez de subirem ao palco os HMB, Dillaz, Língua Franca (com uma participação especial de Sara Tavares), Bispo, DJ Kamala, Mishlawi e Supa Squad. O terceiro dia do Rock In Rio, 29 de junho, traz as atuações dos Capitão Fausto, Manel Cruz e uma grande surpresa. O espetáculo Revenge of the 90’s, que vai fazê-lo recordar os grandes hits da década de 90. Para terminar, no último dia, o novo palco vai receber os espetáculos de Carlão, Blaya, Diego Miranda, Karetus e Vintage Culture.
“Cada palco ao redor do palco mundo completa a experiência de um grupo de amigos ou da família, que não são pessoas iguais nem gostam das mesmas coisas, mas podem aproveitar o mesmo ambiente”, afirma Roberta Medina.
A gastronomia é um exemplo dessa partilha entre gerações e é outra supresa que o festival apresenta este ano. Uma parceria com a TimeOut Mercado da Ribeira que leva ao Parque da Bela Vista as especialidades de chefes conhecidos internacionalmente, como Henrique Sá Pessoa, Vítor Sobral e Alexandre Silva. O espaço terá 14 restaurantes, 380 lugares sentados e um controlo à entrada para que não fique sobrelotado, proporcionando aos festivaleiros uma autêntica viagem gastronómica.
Pela primeira vez, o Rock In Rio vai abrir portas ao meio dia e as Somersby Pool Parties são uma das primeiras atrações que poderá experimentar. Com uma programação própria, “as pool parties estão completamente integradas no ambiente do Music Valley e já foram um sucesso em 2016, apesar do frio”, diz a vice-presidente, salientando que esta edição não terá, em príncipio, esse problema, uma vez que acontece um mês mais tarde do que é habitual.
De acordo com o mote da 8.ª edição do Rock In Rio, os YoutTbers e os gamers também vão marcar presença na cidade do rock, que privilegia a atualidade e “tudo o que é sucesso no mundo digital”. Danças africanas e cultura pop serão outros dos pontos de interesse do festival. O objetivo é provar que “nada é de nicho, desde que se mostre da forma certa ao consumidor mainstream que ele também pode gostar”.
O Music Valley fica no espaço onde, nas edições anteriores, era o palco de música eletrónica. Para Roberta Medina, este promete ser “um espaço de festa, alegria e diversão”.