- Para maximizar a sua capacidade de se concentrar numa tarefa ou conversa, tente colocar o seu dispositivo fora do seu campo de visão ou para além do respectivo alcance.
- Planeie com antecedência o tempo livre da tecnologia, designando horários e locais na sua programação diária enquanto está offline.
- Ajude os membros da sua família a estarem presentes uns com os outros, identificando um local na sua casa onde todos os dispositivos são mantidos durante o tempo em que a família está reunida.
- Reduza a tentação de verificar o seu telefone à noite, carregando-o longe da cama.
- Adapte os hábitos saudáveis de tecnologia que quer que os seus familiares adoptem.
- Considere conversar com a sua família ou amigos próximos para ter uma perspectiva de como o seu uso da tecnologia pode ou não impactá-los (por exemplo: se é mãe, pergunte aos seus filhos como se sentem quando e como você usa o smartphone. As suas respostas podem evidenciar algum comportamento que você não tenha percebido que realmente o tinha).
- Permita que as outras pessoas tenham conhecimento dos seus hábitos tecnológicos de forma a que saibam com o que podem contar da sua parte (por exemplo, pode adicionar uma linha no final dos seus e-mails dizendo algo como “Eu normalmente verifico a caixa de e-mails duas vezes por dia. Se precisar de uma resposta mais rápida, envie um sms ou telefone-me “)
- Evite multi-tarefas com tecnologia: atribua a si próprio blocos de tempo durante os quais apenas trabalha numa única tarefa.
- Seja intencional sobre a mudança de comportamento: defina um determinado período todas as semanas para refletir sobre os seus hábitos tecnológicos e use esse mesmo tempo para ajustar o padrão de utilização nos seus dispositivos.
- Reorganize o seu mobiliário: Transforme a sua sala de estar num lugar para a família interagir e brincar, organizando os móveis de forma que a TV não seja o foco da sala.
- Encontre substitutos para algumas das atividades em que atualmente confia na tecnologia de forma a ajudá-la a libertar-se da tecnologia na sua rotina diária. Por exemplo, assine a versão em papel de jornais ou revistas, ou adquira uma coleção de livros de culinária.
- Caso tenha filhos, utilize a aplicação Family Link para definir regras básicas digitais e limites de tempo no ecrã para toda a família. Se tudo falhar, pode bloquear um dispositivo na hora de ir para a cama ou simplesmente quando achar que a criança precisa de uma pausa.
- Caso tenha problemas para “levar” a sua família para a mesa de refeições ou que os seus filhos durmam, o Google WiFi tem controlos para toda a família que permitem agendar uma pausa regular no Wi-Fi nos dispositivos dos seus filhos
13 dicas para usar a tecnologia de forma mais racional e inteligente em 2019
Não vivemos sem ela, mas não devemos deixar que seja a tecnologia a 'mandar' em nós...!