Chama-se BabyLoop e é um projeto inovador que marca a primeira experiência de Carolina Patrocínio como empreendedora.
A estrela da SIC, que teve três filhas no espaço de quatro anos, identificou um problema que acredita ser partilhado por muitos pais: faz-se um grande investimento em artigos de puericultura durante a preparação para a chegada de um novo membro à família, que, muitas vezes, não tem qualquer retorno.
A solução?
“Uma plataforma, com site e aplicação, que facilita a vida das famílias no sentido em que lhes dá a oportunidade de vender o material de bebé que já não usam – e de reaver assim o investimento -, bem como a conveniência para várias pessoas de comprar o material em segunda mão e em ótimo estado, de uma forma muito mais democrática,” explica-nos.
Para dar vida a esta ideia, Carolina desafiou os criadores da Book in Loop, plataforma de reutilização de livros escolares, a embarcarem consigo nesta aventura, sendo que o grupo tive um papel essencial na construção do plano financeiro e na parte logística.
“Apercebi-me rapidamente que não conseguiria fazê-lo sozinha, portanto tive de procurar ajuda e tenho num grupo de miúdos – como lhes chamo, porque são muito jovens – os meus maiores aliados e parceiros neste negócio. Eles são todos rapazes, vêm de Coimbra e já tinham sido muito bem-sucedidos a criar uma start-up com este método de economia circular,” afirma a apresentadora.
Os números não enganam
Um kit básico puericultura para os primeiros meses custa, em média, entre 920 e 2,130 euros, “um valor muito elevado tendo em conta que 30% da população portuguesa recebe salário mínimo e que o salário médio no país é de 887 euros”, refere em comunicado Ricardo Morgado, director executivo do novo projecto. Com a BabyLoop, os pais “poderão poupar até 80% do valor”, se comprarem um equipamento na plataforma e, depois, voltarem a vendê-lo.
“Por exemplo, num carrinho de gama média que custe 400 euros, as famílias conseguirão poupar cerca de 320 euros,” explica.
A intenção será praticar preços com cerca de 50% de desconto relativo ao valor inicial da peça e, por vezes, até mais do que isso.
Outra grande aliada da BabyLoop é cadeia de hipermercados Continente, que entra no projeto como ponto de entrega de equipamentos para quem tiver material de venda, sendo que, além da recolha ao domicílio, há a opção de deixá-lo nas mais de 80 lojas associadas em Portugal.
Uma vez recebidos no ponto de recolha, os produtos são tratados como “super estrelas”, brinca a apresentadora. Quer isto dizer que o seu estado é revisto por especialistas, que também estão encarregues de limpá-los, higienizá-los e pô-los como novos. Os artigos até têm direito a uma sessão fotográfica, para depois serem expostos na loja online.
Saiba mais sobre o novo projeto de Carolina Patrocínio, nas palavras da própria, no vídeo.