No passado dia 4 de fevereiro, o Google confirmou que algumas pessoas receberam vídeos privados de desconhecidos.
De acordo com o site da estação televisiva CNBC, os clipes tinham sido carregados para o Google Photos. A empresa de tecnlogia explicou que esta é uma plataforma muito procurada pelos utilizadores para fazerem o backup de fotografias e vídeos armazenados nos seus telemóveis.
Um bug no serviço Google Takeout, que permite que os utilizadores do Google Photos façam download dos ficheiros multimédia publicados na plataforma de nuvem, fez com que uma parte dos arquivos descarregados fossem enviados para terceiros. ⠀⠀
“Estamos a notificar as pessoas acerca de um bug que pode ter afetado utilizadores que recorreram ao Google Takeout para exportar os conteúdos do Google Photos entre os dias 21 e 25 de novembro,” disse um representante À CNBC.
Entretanto, o Google pediu desculpa pela falha de segurança, tendo oferecido mais explicações.
“Estes utilizadores podem ter recebido um arquivo incompleto ou vídeos – e não fotos – que não eram seus. Resolvemos o problema subjacente e levámos a cabo uma análise aprofundada para ajudar a impedir que isto aconteça novamente. Lamentamos muito o ocorrido.”
Apesar de a empresa afirmar que menos de 0.01% das pessoas que exportaram ficheiros durante o período referido tenham sido afetadas, não ficou claro quantos utilizadores, ao certo, foram impactados pelo problema.