
Com as saídas à rua condicionadas, há certas tarefas que nos podem parecer um bicho de sete cabeças. Renovar documentos é uma delas. Contudo, como nos explica a empresa especializada em finanças, Doutor Finanças, é mais simples do que parece. Após o anúncio do governo de que os documentos caducados a partir de 9 de março serão aceites até 30 de junho de 2020, utilizar a Chave Móvel Digital pode ser a solução para tratar de assuntos importantes sem sair de casa.
“Renovar documentos é algo bastante simples e que não requer deslocações. Este processo é muito rápido e seguro, basta ter internet e começar por ativar a Chave Móvel Digital. Esta pequena ação é muito fácil e prática e vai permitir, agora e no futuro, fazer a assinatura digital de documentos oficiais sem ter de sair de casa. Nesta altura, pode aproveitar que está em casa e antecipar-se, evitando filas de espera mais tarde”, afirma Rui Bairrada, CEO do Doutor Finanças.
Primeiro, deve ativar a Chave Móvel Digital. Precisará do número de contribuinte, senha de acesso ao Portal das Finanças, número de telemóvel e e-mail.
- Aceda a autenticacao.gov.pt/a-chave-movel-digital;
- Clique em Pedido de Chave;
- Escolha a opção b) “Através do Portal das Finanças“;
- Será reencaminhado para o Portal das Finanças, onde deve fazer o login. Só precisa do seu número de contribuinte e da sua senha de acesso;
- Autorizar que o Portal das Finanças forneça os seus dados à Chave Móvel Digital;
- Criar um novo registo, associando o seu número de telemóvel e o seu e-mail;
- Depois, vai receber um código de segurança por SMS, no prazo de cinco minutos e deve inseri-lo onde é pedido;
- E, ao fim de cinco dias, irá receber na sua morada uma carta com o PIN.
A partir daí já podemos usar a Chave Móvel Digital, fazendo a autenticação com o nosso e-mail ou número de telefone e o código PIN. Entre os portais aos quais terá acesso com esta chave estão:
- ePortugal
- Instituto dos Registos e Notariado, I.P.
- Segurança Social
- Autoridade Tributária e Aduaneira
- Caixa Geral de Depósitos
- Portal SNS
- Millennium BCP
- Novo Banco
- IMT
- Registo Criminal Online
- Activobank
- ADSE
- EDP Comercial
Pode também renovar o cartão de cidadão sem a necessidade de deslocamento a um balcão e ainda recebe um desconto adicional de 10%. Todas as pessoas com mais de 25 anos podem usar esta ferramenta, desde que o cartão de cidadão tenha caducado há menos de 30 dias e tenha sido pedido antes de 1 de outubro de 2017. Pessoas com menos de 25 anos têm obrigatoriamente de ir a um balcão.
A renovação da carta de condução também pode ser feita online. À semelhança do que se passa com o cartão de cidadão, teremos um desconto de 10%, face aos 30€ que pagamos se formos a um balcão. A partir dos 70 anos de idade, o custo da renovação é de 15€.
Apesar de os documentos caducados serem aceites até 30 de junho de 2020, o Doutor Finanças recomenda aproveitar o facto de poder estar em casa para se antecipar e evitar filas futuras.
Consulte também este vídeo.