Com uma pandemia global a circular e um estado de emergência em vigor, o Governo e agentes da saúde recomendam o distanciamento social – ficar em casa o máximo possível e limitar o contacto próximo – para ajudar a parar a disseminação do coronavírus.
Mas estas diretrizes a preto e branco deixam muitas pessoas numa área cinzenta, por exemplo, no que diz respeito a continuar a recorrer (ou não) a alguns serviços pagos, como é o caso das lavandarias self-service.
As pessoas continuam a precisar de lavar a roupa, especialmente aquelas que não podem optar pelo teletrabalho e ainda têm contacto com outros indivíduos. Isto porque o coronavírus pode sobreviver em várias superfícies, incluindo o tecido, plástico e metal, por um período de horas a dias, dizem os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla inglesa) dos Estados Unidos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a maioria dos vírus morre a temperaturas entre os 60º e os 65º, enquanto os CDC afirmam que o calor acima dos 75º mata o vírus da gripe.
Talvez o maior problema de segurança nas lavandarias self-service seja manter o distanciamento social e evitar outras superfícies potencialmente contaminadas, lê-se no “The Huffington Post”. Um especialista em saúde pública disse à publicação que usar luvas, não tocar no próprio rosto, retirá-las com cuidado e lavar bem as mãos será o suficiente para evitar o risco de contágio. Além disso, também faz sentido aumentar o tempo de secagem, bem como usar temperaturas mais quentes – desde que as peças aguentem o calor.
Quer trate da roupa numa lavandaria ou em casa, o importante é ser particularmente cuidadoso ao lidar com roupa, toalhas e lençóis se alguém do seu núcleo familiar estiver doente. Não sacuda a roupa suja, porque isso pode dispersar o vírus. Se usar luvas descartáveis, deite-as fora após cada utilização, recomendam os CDC, e as luvas reutilizáveis só devem ser usadas para limpezas relacionadas com a COVID-19, e não para outras lides domésticas. Se não tiver luvas, certifique-se de que segue as recomendações de higiene apropriadas.