Já está em funcionamento no continente e ilhas, a linha telefónica gratuita que garante o acesso a medicamentos com aconselhamento farmacêutico 24 horas por dia.
Para beneficiar deste serviço basta ligar 1400 e fazer a sua encomenda. Este número é recomendado a pessoas que, pela sua idade ou condição de saúde, não devem sair de casa durante a pandemia do Covid-19. Através de uma chamada telefónica pode encomendar qualquer medicamento ou produto de farmácia.
O centro de atendimento dará prioridade aos pedidos de doentes crónicos e pessoas com mais de 60 anos. A linha também pode ser usada para programar visitas a farmácias e informar quais as farmácias mais próximas que têm medicamentos disponíveis. As entregas de medicamentos ao domicilio serão feitas através de serviços próprios em parceria com autarquias, IPSS e os CTT.
“As farmácias montaram em tempo record um serviço farmacêutico telefónico de abrangência nacional. Todos devemos evitar sobrecarregar a linha com pedidos desnecessários, para ser possível responder de imediato às necessidades urgentes e das pessoas mais frágeis”, refere Paulo Cleto Duarte, Presidente da Associação Nacional das Farmácias.