Em tempos de quarentena, as videoconferências tornaram-se o novo normal.
Empresas populares como o Zoom, a Microsoft e a Google lucraram com este tipo de comunicação virtual, e o Facebook pretende juntar-se a elas ao fazer um upgrade nas suas funcionalidades. Recentemente, a gigante das redes sociais anunciou o lançamento do Messenger Rooms, que permitirá encontrar amigos em “salas” virtuais, com capacidade para até 50 participantes em cada sessão.
Ao criar uma sala, o anfitrião terá a opção de partilhá-la no seu feed, em grupos ou na página de um evento, para que outras pessoas possam aderir. Também ser possível limitar a visibilidade da sala para apenas indivíduos ou torná-la privada – neste caso, será necessário um link para aderir. O novo serviço também contará com uma configuração padrão para proteger a conversa contra invasores.
O Facebook também vai disponibilizar planos de fundo em 360 graus, que acompanham os movimentos dos utilizadores, bem como 14 filtros adicionais para mudar a iluminação durante as videochamadas e garantir que estas ficam ao gosto próprio.
Os utilizadores não têm de ter conta no Facebook para aceder ao Messenger Rooms ou para fazer o download da aplicação: basta clicar no link para entrar num chat. Contudo, Mark Zuckerberg sublinha que sublinha que ter o Messenger instalado garante “a melhor experiência”.
O Messenger Rooms estará disponível globalmente nas próximas semanas.