Antigamente quase não era considerada a importância de ter que se escolher uma temperatura certa ou um programa perfeito para lavar e secar roupas ou pratos e, com o passar do tempo, surgiram mais de 15 programas e funções diferentes em alguns eletrodomésticos dos quais não tiramos muito partido, limitando-nos a usar quase sempre a lavagem e secagem padrão.
Agora, mais do que nunca, os programas que deixávamos esquecidos são uma excelente opção quando se trata de manter a máxima higiene e desinfeção das nossas roupas, pratos ou simplesmente para a preservação dos nossos alimentos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a temperatura mínima para eliminar vírus como o SARS é em torno de 56ºC.
Os especialistas da Beko prepararam uma seleção de recomendações para obter os melhores resultados de higiene ao usar os aparelhos domésticos:
- Máquinas de lavar-roupa: A tecnologia chegou a um ponto em que atualmente existe uma opção para ajustar o nível de temperatura nos ciclos de lavagem, tornando-os mais personalizáveis. O ideal para qualquer desinfeção é aplicar uma temperatura mínima de 60ºC, sempre considerando as recomendações do fabricante das roupas que se vão lavar. Além disso, também existem programas pré-definidos que funcionam em temperaturas mais baixas (geralmente a 40ºC), a fim de minimizar os danos nos tecidos das peças, mas que têm outros extras para garantir uma boa limpeza. Por exemplo, a Beko oferece a função auxiliar SteamCure, que incorpora uma fase de vapor no início do ciclo de lavagem, o que permite suavizar as nódoas e, ao mesmo tempo, tirar partido do seu poder de desinfeção.
- Máquinas de secar: costumam ser esquecidas no verão, no entanto oferecem várias vantagens, independentemente do programa que se utiliza. Ao atingir uma temperatura média acima de 80ºC, economizam tempo de secagem e uma melhor higienização da roupa. Além disso, evitam os efeitos da secagem da roupa ao sol: danos causados às roupas por raios UV e poluição.
- Máquinas de lavar loiça: como em qualquer outro aparelho, nas máquinas de lavar loiça é necessário levar em consideração as instruções do fabricante sobre o item a ser lavado. Embora os programas standard habitualmente funcionem a uma temperatura de 56ºC, existem aqueles que oferecem temperaturas mais altas e, com isso, uma vantagem de higienização. É o caso dos programas intensivos ou BabyProtect, que funcionam a temperaturas de 70ºC e garantem a eliminação de 99,9% das bactérias. No caso da Beko, as máquinas de lavar loiça também possuem uma junta de borracha antibacteriana para maior proteção.
- Ferros: usar disparos de vapor ou vapor contínuo durante a passagem a ferro também garante não só apenas um acabamento perfeito e sem rugas nas roupas, mas também uma higienização extra das peças, uma vez que o vapor gerado sai a 150ºC. Além disso, é aplicável a qualquer tipo de tecido, como cortinas, uma vez que existem ferros a vapor que permitem engomar na vertical.
- Frigoríficos: cada vez mais surgem tecnologias relacionadas com a higiene dos frigoríficos, como a Ionguard, que facilita a eliminação de odores, ou a Neo Frost Dual Cooling, dois circuitos independentes entre o frigorifico e o congelador que impedem a transmissão de possíveis bactérias e cheiros. Além disso, é importante ter em consideração os materiais com os quais as prateleiras do aparelho são feitas. Já existem opções com vidro temperado, o material mais inerte que existe hoje. Da mesma forma, os especialistas da Beko enfatizam que um aspeto muito importante em relação à higiene do frigorifico é respeitar a alocação dos alimentos nas gavetas, pois cada uma delas foi projetada para preservar alguns tipos de alimentos em questão.
- Forno: uma das melhores opções que o forno oferece são os programas de pirólise ou vapor injetado. Estes sistemas de limpeza automática são preparados para suportar temperaturas de até 480ºC, a fim de reduzir a sujidade, as gorduras e as cinzas. O fecho da porta e das suas 4 janelas garante uma limpeza 100% segura. Existem opções mais ecológicas, como a oferecida pela Beko através do programa de pirólise ECO, para fornos com menos sujidade, o que reduz em 25% tempo e o consumo. Exsitem também a opção de limpar com vapor injetado ou SteamShine +, pois é um poderoso agente de limpeza para o forno e evita o uso de detergentes abrasivos. Geralmente, é um ciclo rápido de 35 minutos, altamente eficaz na dissolução da gordura mais incrustada.