Quem viaja com crianças sabe bem o que é ter de responder à pergunta, de dois em dois minutos, “falta muito, falta muito?”. Por isso, naquela manhã de outono, foi revigorante poder simplesmente responder com uma previsão abaixo dos 30 minutos. Até as crianças ficaram surpreendidas, recolhendo os protestos que já estavam a caminho.
Para quem mora em Lisboa, uma escapadinha em família que não obrigue a muitos quilómetros e que permita também escapar à ponte 25 de abril é um luxo a não menosprezar, especialmente quando se tem apenas o fim de semana. O Praia do Sal Resort fica em Alcochete, a poucos km de Lisboa, mas transporta-nos automaticamente para um outro mundo, longe do rebuliço da capital. A vila, com a sua paisagem pitoresca à beira rio, só por si já evoca tranquilidade, e do centro bastam 10 minutos a pé para alcançar o empreendimento junto à Praia dos Moinhos.
O Praia do Sal Resort, com os seus módulos de apartamentos cor de areia e piscina infinita, que visualmente esbate fronteiras com o rio, enquadra-se genialmente na paisagem. É num bem decorado T2 (também há T0, T1 e T3) que nos preparamos para recarregar baterias e, embora estejamos em família, há espaço (e tempo!) de sobra para todos.
Airosamente a mãe até consegue escapar para um dos tratamentos de assinatura do SPA – a Massagem dos Moinhos, com óleos essenciais e de arroz – ajuda a tirar-lhe o peso da semana dos ombros e a encarar o fim de semana com um estado de espírito mais leve. Na piscina reencontra a família, que já se tinha aventurado num banho de rio – o Resort dispõe de um acesso direto e protegido por código à praia -, confirmando em uníssono a temperatura simpática da água.
A tarde é de outono mas a temperatura é de verão. A única diferença é que os dias são mais curtos e arrefece mais cedo, e por isso ao final da tarde decidimos visitar a piscina interior aquecida (que requer marcação prévia). A caminho passamos pelo ginásio, que ignoro deliberadamente, mesmo sabendo que o jantar vai ser duro para a linha.
O restaurante Omaggio está praticamente cheio – pelo menos duas mesas são ocupadas por grupos de mulheres bem-dispostas em modo de despedida de solteira – , lá fora é um DJ que garante uma música ambiente animada. E não são só os miúdos que estão ansiosos pela refeição, os adultos também são fãs da gastronomia italiana: uma burrata artesanal e umas bolinhas de risotto com queijo e fumados italianos só para início de conversa… Seguem-se pizzas para todos (e para todos os gostos), a dos pais acompanhadas por uma sangria de espumante fresquinha, e o jantar termina tão bem quanto começou, pois é certo que nunca se diz que não a uma boa sobremesa. Difícil é mesmo escolher!
De volta à nossa casa temporária, juntamo-nos na varanda sob um céu estrelado. Do outro lado do Tejo, os pontos de luz remetem-nos para uma outra galáxia. A nossa ‘outra vida’ segue dentro de momentos…