“Gremlins” (1984) – Um filme de sucesso que merece ser relembrado. Quem não quis ter um pequeno Gizmo em casa? Uma aventura familiar divertida e cheia de peripécias.
“O Estranho Mundo de Jack” (1993) – É um filme de Halloween ou de Natal? Na verdade não importa, pois merece ser visto até nas duas datas. Um clássico com músicas que ficam na cabeça.
“Ready or Not – O Ritual” (2019) – Parece ser um filme de terror, mas os momentos divertidos acabam por ser mais fortes. Tem situações tensas, mas não prega nenhum susto e acaba por ser uma agradável surpresa. É talvez a sugestão mais sangrenta desta lista.
“Os Caça-Fantasmas” (1984) – Era possível falar de filmes de Halloween e não referir este já clássico? Um grupo de cientistas dedica-se a procurar a aprisionar assombrações. Umas mais fáceis do que outras.
“Matilda” (1996) – A adorável história de uma menina que sentia não pertencer à família e que tinha poderes especiais e bondade no coração.
“A Casa Assombrada” (2003) – Edie Murphy encabeça este filme que fala de uma família que se muda… para uma casa assombrada. Situações inesperadas aguardam os Evers.
“Coco” (2017) – Um filme da Disney que fala do Dia de Los Muertos, da união familiar e na necessidade de recordamos o nosso legado.
“Frankenstein de Mary Shelley” (1994) – O filme que melhor adapta a obra de Mary Shelley. Uma história gótica incrível e aquela que pode ser considerada a primeira obra de ficção científica. Com uma narrativa forte e uma mensagem que continua atual.
“Beetlejuice” (1988) – Uma trama divertida com fantasmas e assombrações.
“Coraline” (2009) – Um outro mundo e segredos sinistros desafiam a corajosa e curiosa Coraline.
“A Família Adams” (1991) – Admito, sou fã desta família disfuncional e macabra. As personagens ficam na memória e os detalhes fazem toda a diferença. E apesar de serem meio loucos, provam que a família vem sempre em primeiro lugar.
“Casper” (1995) – Um clássico da infância de quem nasceu nas décadas de 1980/1990. O fantasminha amigável continua a conquistar corações e a provar o valor da coragem e da amizade.
“O Feitiço” (1996) – Uma história de adolescentes que fez grande sucesso. Fala sobre rebeldia, procurar o nosso lugar no mundo e encontrar a própria voz apesar da pressão dos pares.
“A Noiva Cadáver” (2005) – Este tinha que estar na lista. Afinal, quantas pessoas não se mascaram da personagem principal nesta data? Faz pensar sobre perdão e ultrapassar situações traumáticas do passado.
“Três Bruxas Loucas” (1993) – Vamos falar de clássicos de Halloween? Este é um deles! As irmãs Sanderson são sempre recordadas nesta data. E com bons motivos para isso. Este é um filme divertido para toda a família.
“A Morte Fica-vos Tão Bem” (1992) – A competição entre duas mulheres gera momentos divertidos e caricatos. E no final, vale a pena tudo pela juventude eterna?
“Drácula” (1992) – Baseado no clássico de Bram Stoker, conta a história do vampiro mais conhecido de sempre. É o filme que mais se aproxima do livro que deu origem a esta famosa figura.
“Eduardo mãos de Tesoura” (1990) – Um verdadeiro conto de fadas moderno que fala sobre bondade e inclusão o mesmo tempo que satiriza a sociedade.
“Hotel Transylvania” (2012) – Os monstrinhos mais aterradores juntam-se para dias de férias e diversão. Uma comédia familiar repleta de momentos caricatos.
“Harry Potter” (2001 a 2011) – E fazer uma maratona desta série de filmes? O Halloween pode ser uma ótima ocasião para revisitar Hogwarts ao lado de Harry, Ron e Hermione.
O Halloween está a chegar e este ano não há festas ou convívios para celebrar a data. Devido à atual pandemia, ficar em casa é a opção. Mas tal não significa que se deixe passar esta noite em branco. Prepare uns snacks, acenda umas velas para criar ambiente e veja um filme. Mas não gosta de terror? Não há problema!
Existem muitos filmes que merecem ser visto no Halloween e que não são conhecidos por assustarem. Na galeria em cima, destaco 20 das minhas produções preferidas e que encaixam perfeitamente nesta noite. Há opções para miúdos e graúdos, para quem gosta de comédia ou drama. O melhor é ver a lista e escolher o filme que quer ver ou rever.