A transpiração é uma espécie de tinta invisível. Ela é segregada límpida e sem odor pelas glândulas sudoríparas, mas com os ingredientes certos torna-se visível (e malcheirosa).
“O alumínio usado na maioria dos antitranspirantes e desodorizantes é o que reage com o suor límpido e causa a descoloração”, explicam Gwen Whiting e Lindsey Boyd à revista Prevention. As cofundadoras do serviço de limpeza The Laundress acrescentam que o suor também pode ficar amarelado quando combinado com os óleos naturais do corpo humano.
Então, o que torna estas manchas mais difíceis de remover do que as outras?
Uma pessoa pode deixar cair café ou tinta numa peça mais que uma vez, mas é praticamente impossível que isso aconteça sempre no mesmo sítio. A transpiração, por sua vez, acumula-se sucessivamente no mesmo lugar — a zona das axilas. Com o passar do tempo, isso pode criar uma mancha particularmente difícil de eliminar.
A boa notícia é que a sua t-shirt ou camisa favorita (ainda) não está condenada ao lixo. Com um pouco de conhecimento, a tarefa de salvá-la torna-se mais fácil. E a melhor parte é que não tem de comprar nenhum produto caro porque, muito provavelmente, tudo aquilo de que precisa já está na sua despensa.
Do it Yourself
✔️ O método do vinagre branco
É um produto de limpeza natural com muitas utilidades, incluindo a habilidade de remover as manchas nas axilas. Isto porque o ácido do vinagre degrada a sujidade acumulada nas roupas.
Para começar, misture quantidades iguais de vinagre branco e de água num alguidar ou no lava-loiças. Mergulhe a peça no líquido e deixe-o de molho entre duas a três horas. Depois, lave-a e esprema delicadamente o excesso de líquido. O passo seguinte é misturar algumas gotas de detergente para a roupa com água quente, e usar uma escova dura como, por exemplo, uma escova de dentes, para esfregar a mancha. Passe a peça por água novamente e, por fim, lave-a na máquina como faria normalmente.
✔️ O método do amoníaco
O amoníaco é um produto de limpeza pesado, que é poderoso o suficiente para fazer frente à gordura presa no forno. Por isso, pode ser usado sem problemas nas manchas nas axilas.
Comece por combinar quantidades iguais de água e amoníaco, mais algumas colheres de sopa de detergente para a loiça num alguidar ou no lava-loiças. Mergulhe a peça no líquido e deixe-a de molho durante a noite. No dia seguinte, leve-a à máquina, como faria normalmente – não tente conseguir um branqueamento extra ao misturar amoníaco com lixívia, porque a mistura pode criar gases tóxicos.