Cada vez mais refletimos sobre aquilo que compramos e no impacto das nossas escolhas no meio ambiente. Queremos saber se existe uma preocupação das marcas com a forma como determinado produto foi fabricado. E começamos também a pensar duas vezes antes de adquirir mais coisas: ‘será que realmente preciso disto?’, pensamos. Neste contexto surge a Wak’a Essentials, uma marca que traça um caminho no qual os pequenos passos contribuem para uma mudança maior e muito importante para o mundo. Como? Disponibilizando produtos de lifestyle sustentáveis, de que são exemplo garrafas reutilizáveis,
A fundadora é Kryzia Gonçalves. De naturalidade venezuelana, mas de origem portuguesa, apaixonou-se há quatro anos por Lisboa e foi aqui que decidiu arriscar e aventurar-se a criar a Wak’a Essentials, que tem, na mira do futuro, a ambição de estender a sua oferta a outros produtos de lifestyle. Falámos com Kryzia sobre este projeto e a quem se destinava. “O público alvo são as pessoas que gostam de aventuras, gostam de explorar, de estar em contacto com a Natureza, mas que também desfrutam estar na moda, que procuram o equilíbrio na vida” diz-nos. Mas, afinal o que distingue os produtos da Wak’a dos que já existem no mercado nacional? “Definitivamente, a sua qualidade e a elegância”, não tem dúvidas em afirmar a fundadora, a que se alia a mensagem que serve de suporte: “a nossa estratégia de comunicação é de green marketing, com produtos que estão desenhados para minimizar o impacto do meio ambiente; o nosso objetivo é inspirar as pessoas ao redor do mundo para que nos ajudem a preservar o meio ambiente, eliminando os plásticos descartáveis”.
A trabalhar há anos na área da consultoria imobiliária, a ideia deste projeto surgiu exatamente como fruto da sua profissão: “Nesta atividade estamos muito tempo na rua e eu tinha dificuldades em ter uma garrafa gira que preservasse a água gelada durante o dia, uma garrafa que pudesse usar nas reuniões e que acompanhasse o meu outfit do dia. Comecei a testar muitas garrafas, mas nenhuma me convencia. Foi assim que surgiu a ideia. As pessoas têm cada vez mais mobilidade e gostam de cuidar da saúde. Esta garrafa é a minha companheira desde o primeiro dia, desde então nunca mais comprei garrafas de plástico. Levo a garrafa comigo mesmo durante as viagens”. Depois, foi escolher um nome que jogasse com o conceito: “O nome Wak’a vem de um lugar sagrado que concentra a energia natural das deusas em forma de rochas, montanhas, árvores e lagos”, explica-nos Kryzia.
A Wak’a apresenta Garrafas Clássicas, com capacidade para 500ml, feitas de aço inoxidável 304, sendo compostas por três camadas que asseguram que a garrafa é térmica e capaz de conservar a temperatura de bebidas quentes e frescas durante mais de 24 horas. Estas garrafas não vertem, não fazem condensação e são ainda livres de BPA. Com características semelhantes destaca-se a Garrafa Bamboo, com um aspeto moderno e trendy. Existe ainda a Caneca, a qual é perfeita para manter a temperatura do café ou chá no escritório ou casa, garantindo o efeito térmico durante 6h. Por fim, existe ainda a Garrafa para Chá, a qual é inovadora e prática, contendo uma cápsula específica para colocar a saqueta de chá ou infusão. Adicionalmente, a Wak’a permite ainda a personalização dos seus produtos com diferentes nomes, palavras ou mesmo logotipos, o que é ideal para todas as empresas que pretendem dar um passo em frente, rumo a um impacto mais consciente.
“Queremos ser parte da mudança e promover um ecoliving e a preservação ambiental, pelo que asseguramos que cada compra contribui para a Liga para a Proteção da Natureza”, acrescenta a fundadora.
A marca pode encontrar-se em pontos de venda físicos em Lisboa, Cascais, Porto e Comporta, mas também online, com PVP’s entre os 18€ e os 25€.