Hoje, 20 de junho, assinala-se o Dia Mundial do Refugiado. A propósito da data, o Grupo Ingka, ao qual pertence a IKEA Portugal, lança a iniciativa “Juntos por todos os Refugiados” em parceria com o ACNUR/UNHCR – Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados. O objetivo é angariar 20 milhões de euros para a agência, de modo a apoiar emergências humanitárias de refugiados em todo o mundo.
Todos podemos ajudar e contribuir para amenizar esta crise humanitária, através de doações nas lojas IKEA, mas também através deste link.
Ao mesmo tempo, decorre em Portugal a segunda edição do Programa de Empregabilidade para Refugiados, que tem como objetivo a integração de refugiados que chegam a Portugal, promovendo a sua empregabilidade e inclusão no mercado de trabalho. Depois um balanço muito positivo na primeira edição, com 20 participantes nas unidades IKEA, este ano a iniciativa conta com 12 refugiados. Além da formação on-the-job com um estágio remunerado de 6 meses, estas pessoas recebem aulas de português e sessões socioculturais e de empregabilidade, dando-lhes ferramentas que facilitam a sua integração, não só no mercado de trabalho, mas também na comunidade.
Também este ano, a IKEA Portugal criou um grupo de trabalho interno específico para responder às necessidades da comunidade deslocada ucraniana que chega a Portugal. Esta task-force avançou, proactivamente, com o contacto a autarquias e associações que trabalham no acolhimento destas pessoas deslocadas de guerra, disponibilizando-se para apoiar com artigos para a casa. Até agora, já foram doados 2.788 artigos, impactando a vida de 192 pessoas deslocadas, incluindo muitas crianças.
A nível europeu, o Grupo Ingka disponibilizou 10 milhões de euros para apoio de emergência a esta comunidade, em doações de produto e financeiras, com particular enfoque nos países que fazem fronteira com a Ucrânia. Portugal é um dos países incluídos neste apoio internacional da marca, não só porque tem uma grande comunidade ucraniana, mas também pelo imediato movimento de acolhimento do país.