Impossível não sentir o peso do tempo – no bom sentido – quando se entra no Palácio Chiado e se observa a enorme escadaria e, levantando os olhos, somos (sempre) surpreendidos pelas pinturas dos tetos altos e seculares. A idade é um posto, mas não indiferente à mudança e aqui o clássico foi preservado, mas unido à desafiante contemporaneidade, presente em elementos como… o bar SALLA.
Foi neste espaço que estivemos durante algum tempo na mais recente visita ao Palácio. É que a equipa dos criativos bartenders lançou mãos à obra para conceber, pela primeira vez, a nova carta de cocktails de assinatura do Palácio. E podemos afirmar sem temor que cada um deles é uma viagem, antes de mais inspirada pelo nosso universo cinematográfico. Foram filmes e frases marcantes da história da Sétima Arte que serviram de inspiração a cada uma destas novas bebidas, que são tão diversas como esse mesmo universo e a sensibilidade e gosto de cada um dos ‘especialistas’ que a criou.
Assim, a nova carta de cocktails de assinatura – que antes incluía 8 cocktails – passa, agora, a ter disponível 20 novas boas razões para visitar o Bar Salla. Exemplos? Temos a homenagem a Portugal com o cocktail Gaiola Dourada (14 euros), feito à base de ingredientes 100% portugueses e tipicamente nacionais como o Gin Lisboa, a Amarguinha e ainda fruta nacional como morangos, limão e framboesas. Fã da América do Sul? Delicie-se com o The Mexican (10 euros), com tequila e malaguetas. Para os mais românticos, fica um convite a experimentarem o La vie en Rose (12 euros), com Gin Tanqueray nº10, pétalas de rosa, Martini Branco, limão e Bitter True Violet Licor, ou do Amor de Perdição (10 euros), com Licor Beirão, vodka Smirnoff, lima, clara de ovo e manjericão. Experiência intensa proporciona o The Darkest Hour (14 euros), à base de Mescal San Cosme, Whisky Bullit Bourbon, lima, clara de ovo, laranjas, malaguetas vermelhas e pimenta, ou o Green Lantern (12 euros), com Gin Tanqueray nº10, licor St. Germain, xarope de maçã, clara de ovo, sumo de limão e manjericão. Um dos segredos da inegável qualidade destas criações é o facto da preparação ser feita de raiz no caso dos purés, espumas, polpas e xaropes usados nos cocktails.
Mas uma visita a este espaço não ficaria completa sem provar as propostas do restaurante. O Chef do Restaurante do Palácio Chiado, Manuel Bóia, apresenta uma carta renovada na qual os pratos tradicionais recebem um toque criativo, sem perder a personalidade que os torna reconhecíveis, numa viagem por vários destinos.
Nas entradas, encontra o Carpaccio de polvo com picadinho algarvio de rúcula e mini acelgas (23 euros), as Tartellete de cogumelos e foie-gras com escalope de foie-gras e puré de batata-doce (20 euros) e o Tártaro de Novilho (16 euros). Porém, o chef fez também crescer a água na boca com as opções vegetarianas e aqui destaque para o Vichyssoise de espargos verdes com gema cozida, amêndoa torrada e óleo de trufa (15 euros), para o Couscous com abacate, manga e pinhão acompanhado de crudités de romanesco e couve-flor (14 euros) e para o Mil folhas de queijo creme sementes de abóbora e papoila, doce de tomate e salada fresca (14 euros). Há ainda a nova Burrata com pesto tomate e mesclam de verdes, pinhão e amêndoa, Ostras ao natural (6 unidades – 19 euros) ou o Camarão salteado com sweet chilli e guacamole (18 euros).
Chegados aos pratos príncipes, na secção de Peixe destaque para o delicioso Robalo selvagem em court bouillon e arroz cremoso de amêijoa, lima e coentros (39 euros) e para o Filete de pregado em beurre-noisette com legumes e especiarias mediterrânicas (28 euros); Nas carnes, o Carré de borrego com crosta de noz, macadâmia e salsa com puré de batata-doce e tubérculos braseados e supremo de pintada com tomilho e molho de foie-gras acompanhado de risotto de açafrão e ervilhas (39 euros) é uma das estrelas. Mas para os amantes de carne seria pecado esquecer o Lombo de novilho à Barão batata Anna, ovo e molho cremoso de pimenta preta (34 euros) ou a Perna de Pato Confitada com puré de batata doce e tubérculos braseados (26 euros)
Para os amantes de marisco, recomenda-se o Lavagante em beurre-noisette com espargos verdes, goma de coco e molho de lavagante (64 euros) ou o Camarão Tigre grelhado com risotto de camarão e espargos com lima (39 euros). Os vegetarianos encontram várias opções os Thai spring roll, buternut squash e molho de abóbora e mascarpone (19 euros), e o de cogumelos selvagens com trufa negra (24 euros).
Difícil vai ser escolher as sobremesas e optar entre o Dome de chocolate pralinê de avelã e caramelo salgado (10 euros), os Squares de chocolate recheado com mousse de banana e kiwi acompanhado de sorbet de kiwi (10 euros) ou a soberba Baunilha crocante com frutos vermelhos e crumble de cacau (10 euros). Mas não se ficam por aqui as opções: é que tem ainda a Trilogia de Doces Conventuais (10 euros) e, para os mais arrojados, o Mil Folhas de caramelo salgado com sorbet de cato lima verde (8,5 euros).
Para quem gosta de música, o Restaurante do Palácio Chiado recebe de quinta a sábado, entre as 21h00 e as 02h00 Dj´s da capital, residentes e convidados.
Informações:
Palácio Chiado
Morada: Rua do Alecrim nº70, Lisboa
Telefone: 21 010 11 84
Horário: Dom-Quar: 12h30 -16h00 e 19h00 – 00h00
Quin-Sab: 12h30 -16h00 e 19h00 – 02h00