Passar um fim-de-semana longe da correria, do stress e do ‘estar sempre ligado’ é sempre uma ideia muito atrativa. Contudo, quando estamos limitados a dois dias de descanso, é demasiado comum pensarmos que não vale a pena fazer as malas e rumar para longe. O ‘trabalho’ que isso dá não compensa o esforço, dizemos a nós próprios. Mas encontrar locais perto de casa, que têm tudo aquilo que procuramos quando nos queremos evadir do quotidiano, não significa necessariamente duas ou três horas de automóvel, com os miúdos a atazanarem-nos a paciência com a tradicional pergunta, repetida à exaustão: “Falta muito para chegar?”  

Mesmo pertinho de Lisboa, há um resort que junta uma série de atributos que o tornam numa excelente escolha para momentos de evasão, mesmo condensados em dois dias. Falamos do Praia do Sal, em Alcochete, uma proposta aliciante também para uns dias de férias, porque há mesmo muito para fazer. Para quem viva longe da capital, é uma forma de conhecer Lisboa, mas sem ter de ‘mergulhar’ na confusão das grandes metrópoles. Para outros, uma oportunidade de explorar o que se esconde na outra margem do Tejo. Seja como for, há muito a descobrir e a fazer, além de tirar fotos para o Instagram aproveitando o lindíssimo enquadramento da praia e do moinho.

Reunimos sete motivos que explicam porque este resort do grupo StayUpon (que também tem o UponLisbon, em Lisboa) merece mesmo uma visita:

Vamos a isso?

1.Os quartos.

O alojamento do Praia do Sal tem 80 apartamentos de diferentes tipologias (T0 a T3). O que impera são os tons calmos e relaxantes, os materiais naturais, como as madeiras, e as janelas amplas, com estores elétricos para assegurar uma noite tranquila. No caso do T0, encontra uma simpática varanda (há outras opções com terraço), ideal para gozar os fins de tarde, e com uma torneira que ajuda a limpar os pés geralmente cheios de areia das crianças – uma ideia excelente. Todos os quartos/apartamentos estão equipados com uma kitchenette (com placa, mini-frigorifico, loiça e uma máquina de café) escondida de forma hábil atrás de uma porta deslizante. Já a cama, asseguramos, é mesmo muito confortável.

2. O SPA

No site do resort pode ler-se que este espaço foi pensado para o nosso bem-estar. Nada como experimentar para comprovar que esta afirmação é verdadeira. ‘Testámos’ o ex-libris dos tratamentos, e o nome não podia ser mais explícito na referência à envolvência deste espaço. A massagem de relaxamento com assinatura do resort foi batizada ‘Massagem dos Moinhos’ e começa com uma esfoliação dos pés, realizada com sal, ou não fossem as Salinas de Samouco mesmo ali ao lado. Com a duração de cerca de uma hora, tem a particularidade de, como me explicou a massagista Inês Costa, apesar de ser de relaxamento poder incidir com maior pressão em alguma zona do nosso corpo que acuse desconforto. Surpresa! No meu caso, como sempre, foram as costas a merecer mais atenção. No final, estava quase a dormir na marquesa, para o que contribuíram as mãos ágeis da Inês e os óleos aromáticos. Fiquei calminha o resto do dia, verdade seja dita.

O SPA tem também piscina aquecida, jacuzzi, sauna, banho turco e duche de contrastes, além de outros tratamentos e massagens que pode consultar no site.

Email: spa@praiadosal.com | Telefone: 210 515 801

3. O Ginásio sustentável

Na área do spa, encontra também um ginásio sustentável. Nenhum dos equipamentos utiliza eletricidade. O ginásio do Praia do Sal está equipado com equipamento da marca NOHrD, que são fabricados artesanalmente com madeira proveniente de florestas geridas de forma sustentável.

4. A Piscina Infinita

No fundo do resort, já quase junto à Praia dos Moinhos, surge o segredo bem mais guardado. E fãs do Instagram, tirem o telefone do bolso, porque este é o ponto mais instagramável do Praia do Sal. Aos nossos olhos, surge a piscina exterior de resort. Infinita, claro. Com um dos moinhos mesmo ali, enquadrado pela espantosa vista do Tejo. Impossível resistir à foto… e a ao mergulho.

Depois, é ler um livro numa das espreguiçadeiras e aproveitar a vista.

Fica só uma sugestão: a zona da piscina ganhava se tivesse um pequeno bar de apoio.

5. O Restaurante Omagio Praia

Nenhuma experiência num resort fica concluída sem conhecer o restaurante. Neste caso, chama-se Omaggio e pretende ser uma um local de referência na celebração da autêntica gastronomia italiana. A missão está nas mãos do Chef Fabio Paixão da Silva, que apresenta uma carta que incluiu os clássicos sabores italianos. Quer uma pizza? Tem muitas e sempre de base de fermentação lenta. Uma burrata tipicamente italiana? Vamos a isso. Uma pasta fresca? Não diga mais nada!

No nosso caso, começámos pelo Covert: Azeitonas Marinadas, manteiga de alho e ervas, azeite com vinagre balsâmico, focaccia, ciabatta e pão do forno do restaurante. Seguimos pelas entradas e provámos um delicioso Creme de tomate com ovo e croutons e uma Burrata All´Omaggio, artesanal, com tomate cereja, tomate seco, pesto de pinhão e manjericão e salicórnia de Alcochete. Mas há também o Carpaccio di Carne, a Mozzarella fresca DOP, pesto de tomate seco, presunto de parma, rúcula, azeitonas taggiasche e azeite virgem extra ou os Bolinhas de risotto com grana padano, fumados italianos, mozzarella e manjericão. Mas isto é apenas uma parte…

Há saladas – como a Caprese, com Mozzarella DOP, fatias de tomate, manjericão e molho pesto, a Insalata di Rucola e Gamberetti, com Rucola, tomate cereja, camarão e lascas de grana padano ou a Insalata di Pollo e Pancetta, com alface romana,Tomate cereja, peito de frango grelhado, bacon, croutons e molho césar. Os fãs de risotto tèm várias escolhas, como o Risotto Gamberi e Vongole, com camarão e ameijoa, ou o sempre clássico Risotto ai Funghi, com cogumelos Porcini, Paris, Shitaki, Pleurotus, Grana Padano. Para sabores mais intensos, atrevam-se no Risotto “Farinheira” e Verdure, com farinheira, grelos e grana padano.

Pastas não faltam, por isso destacamos apenas três: Linguine nero feito em casa, gambas, ameijoa boa, alho e coentros, o Fettuccine de beterraba feito em casa, molho de tomate, espargos e cogumelos perfumados com azeite de trufa (delicioso!) ou a Tagliatelle Alla Carbonar, com bacon, gema de ovo e grana padano. Pizas há mesmo para todos os gostos, da clássica Margherita à Omaggio, com tomate San Marzano, Fior di Latte, Camarão, Rúcula, Burrata e pesto de manjericão. Mas nada como ver a carta!

Nos peixes, destaque para o Polvo confitado com puré de batata doce, tomate assado e azeitonas taggiasche, os Carabineiros Flamejados, servido com Tagliatelle feito em casa salteado alho, azeite virgem extra e ervas aromáticas; na carne, tem o OssoBuco de vitela mirandesa, cozinhado a baixa temperatura servido com risotto de açafrão, legumes e molho de cogumelos porcinni ou o prato com Corte tradicional italiano (Lombo e Vazia “T-Bone”) grelhado, servido com tomate assado, gremolata e batatas fritas (servido mal passado).

Terminamos com um doce típico, neste caso o Cheesecake de ricotta com sorbet de limão e a Panna Cotta com molho de frutos vermelhos (4,5). Espaço houvesse e perdíamo-nos no Tiramisú ou nas bolas de gelado artesanal.

E boas notícias: há menu para miúdos.

Obrigatório mesmo é experimentar o cocktail de assinatura Praia do Sal, mas cuidado: é tão fresco e leve que pode perder a conta. Além disso, encontra uma carta de vinhos nacionais e italianos e uma maravilhosa sangria de limoncello, com uma bola de gelado de lima lá dentro

Email: reservas@omaggio.pt | Telefone: 210 515 800

6. O Pequeno-almoço

Apesar de ser uma unidade de hoteleira de quatro estrelas podemos afirma sem medo: o pequeno-almoço – incluído no preço – supera o que encontramos em muitos hotéis de cinco estrelas Vários tipos de pães, queijos e charcutaria, iogurtes, muesli, granola, cereais, frutas variadas, ovos, panquecas, sumos vários, bebidas quentes – vale mesmo a pena demorar neste momento e começar bem o dia.

7. Os passeios

Mesmo junto ao hotel, espreita-nos a praia dos Moinhos, onde é possível fazer kitesurf ou paddel surf. Pode sempre pegar nas bicicletas disponibilizadas pelo resort a custo gratuito e conhecer as redondezas. Ali perto, tem as Salinas do Samouco, que valem mesmo a pena uma visita (informe o hotel para receber um voucher e não pagar a visita), onde alimentam e nidificam flamingos, a chilreta, o pernilongo e o borrelho-de-coleira-interrompida, entre outros. Aqui, aproveite por isso os postos de observação de árvore espalhados ao longo do trajeto de cerca de seis quilómetros e aproveite para mostrar às crianças como é feita a produção de sal. Tem também passeios a cavalo, que pode incluir ou não uma prova gastronómica (espreite no site da Pátio do Tejo), e todos os sábados, das 9h às 10h15, há aula de yoga na praia, em frente aos desportos náuticos.

E o mais importante de tudo: não perder mesmo o momento do por do sol.


Praia do Sal Resort
Email: reservas@praiadosal.com | Telefone: 212 343 165

Palavras-chave

Mais no portal

Mais Notícias

JL 1396

JL 1396

Em Peniche, abre o Museu Nacional Resistência e Liberdade - para que a memória não se apague

Em Peniche, abre o Museu Nacional Resistência e Liberdade - para que a memória não se apague

Tarifário da água no Algarve abaixo da média nacional é erro crasso -- ex-presidente da APA

Tarifário da água no Algarve abaixo da média nacional é erro crasso -- ex-presidente da APA

Casas sim, barracas não. Quando o pai de Marcelo Rebelo de Sousa ajudou os ocupantes do Bairro do Bom Sucesso

Casas sim, barracas não. Quando o pai de Marcelo Rebelo de Sousa ajudou os ocupantes do Bairro do Bom Sucesso

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Jessica Athayde responde:

Jessica Athayde responde: "Estás grávida, de certeza!"

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Luísa Beirão: “Há dez anos que faço programas de ‘detox’”

Luísa Beirão: “Há dez anos que faço programas de ‘detox’”

Portugal: Cravos que trouxeram desenvolvimento

Portugal: Cravos que trouxeram desenvolvimento

No tempo em que havia Censura

No tempo em que havia Censura

Azores Eco Rallye: elétricos ‘invadem’ as estradas de São Miguel este fim de semana

Azores Eco Rallye: elétricos ‘invadem’ as estradas de São Miguel este fim de semana

ByteDance prefere fechar TikTok nos EUA do que vender rede social

ByteDance prefere fechar TikTok nos EUA do que vender rede social

Equipe a casa no tom certo com aparelhos eficientes e sustentáveis

Equipe a casa no tom certo com aparelhos eficientes e sustentáveis

Teranóstica: O que é e como pode ser útil no combate ao cancro?

Teranóstica: O que é e como pode ser útil no combate ao cancro?

Quis Saber Quem Sou: Será que

Quis Saber Quem Sou: Será que "ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais?"

Casas sim, barracas não. Quando o pai de Marcelo Rebelo de Sousa ajudou os ocupantes do Bairro do Bom Sucesso

Casas sim, barracas não. Quando o pai de Marcelo Rebelo de Sousa ajudou os ocupantes do Bairro do Bom Sucesso

A lua de mel de Dânia Neto e Luís Matos Cunha

A lua de mel de Dânia Neto e Luís Matos Cunha

LockBit: Ameaça informática agora faz-se passar por funcionários de empresas

LockBit: Ameaça informática agora faz-se passar por funcionários de empresas

Caras Decoração: escolhas conscientes para uma casa mais sustentável

Caras Decoração: escolhas conscientes para uma casa mais sustentável

Pestana aumentou remunerações médias em 12%. Lucros caíram 4%

Pestana aumentou remunerações médias em 12%. Lucros caíram 4%

RootedCON: Congresso de cibersegurança chega a Portugal em maio e promete trazer novidades

RootedCON: Congresso de cibersegurança chega a Portugal em maio e promete trazer novidades

Lloyd Cole em digressão acústica: As canções como elas são

Lloyd Cole em digressão acústica: As canções como elas são

Palácio de Buckingham anuncia regresso do rei ao trabalho com uma romântica foto de Carlos III e Camilla

Palácio de Buckingham anuncia regresso do rei ao trabalho com uma romântica foto de Carlos III e Camilla

25 de Abril, 50 anos

25 de Abril, 50 anos

Supremo rejeita recurso da Ordem dos Enfermeiros para tentar levar juíza a julgamento

Supremo rejeita recurso da Ordem dos Enfermeiros para tentar levar juíza a julgamento

As imagens do aniversário do filho de Mia Rose e Miguel Cristovinho

As imagens do aniversário do filho de Mia Rose e Miguel Cristovinho

Caras conhecidas atentas a tendências

Caras conhecidas atentas a tendências

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

Teste em vídeo ao Volkswagen ID.7 Pro

Teste em vídeo ao Volkswagen ID.7 Pro

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

João Abel Manta, artista em revolução

João Abel Manta, artista em revolução

Ordem dos Médicos vai entregar a ministra

Ordem dos Médicos vai entregar a ministra "seis prioridades para próximos 60 dias"

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Baga Friends lançam-se no espumante

Baga Friends lançam-se no espumante

Como identificar um psicopata, segundo um psiquiatra forense

Como identificar um psicopata, segundo um psiquiatra forense

Vista Alegre: Há 200 anos de memórias para contar

Vista Alegre: Há 200 anos de memórias para contar

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

25 peças para receber a primavera em casa

25 peças para receber a primavera em casa

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Há uma nova fotografia feita por Kate após a polémica da edição de imagens

Há uma nova fotografia feita por Kate após a polémica da edição de imagens

19 restaurantes abertos de fresco, em Lisboa e no Porto

19 restaurantes abertos de fresco, em Lisboa e no Porto

Parcerias criativas, quando a arte chega à casa

Parcerias criativas, quando a arte chega à casa

Rita Pereira corrige o filho e a reação de Lonô é hilariante - Veja o vídeo!

Rita Pereira corrige o filho e a reação de Lonô é hilariante - Veja o vídeo!

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites