A visita a Amesterdão prometia uma grande novidade por parte da Rituals mas a famosa marca de cosméticos para corpo e casa não desvendou logo o mistério. A primeira paragem foi a flagship store House of Rituals, no centro da cidade, muito próximo de onde há mais de 20 anos a empresa inaugurava a sua primeira loja.
A ‘meca’ da Rituals é um autêntico paraíso para os fãs da marca – se estiver a planear um passeio a Amesterdão, reserve algumas horas para se perder nos 1500m2 da loja que é uma espécie de laboratório onde se testam experiências e conceitos que dali saem para as mais de 800 lojas espalhadas por 33 países.
Embora todos os pisos mereçam uma visita, há dois que se destacam: o da coleção premium, que nos convida, entre outras coisas, a criarmos o nosso próprio perfume, e no último encontramos o primeiro Mind Spa do mundo, que alega utilizar técnicas com base na mais recente pesquisa científica para aliviar o stress mental. A Deep Rest Brain Massage, por exemplo, usa um cocktail de vibrações, música e luzes para restaurar a qualidade do sono – 25 minutos equivalem a três horas bem dormidas, prometem.
A visão de Raymond Cloosterman, o fundador que começou esta ‘viagem’ em 2000, nunca fez tanto sentido – a pandemia fez exatamente o que o empreendedor holandês já havia feito há muito: desafiou-nos a dar valor às pequenas coisas, aos pequenos momentos e rotinas do dia a dia.
Quem trabalha na empresa respira esta filosofia. É o caso de Dagmar Brusse, diretora criativa da marca, é ela que vai desvendar o mistério mais bem guardado do dia. A visita a Amesterdão culmina no famoso Rijksmuseum e é aí que ‘O Próximo Capítulo’ da Rituals se apresenta. Somos conduzidos à lindíssima biblioteca do museu, só por si uma autêntica obra de arte, e o espumante que nos espera anuncia a celebração de algo até agora inédito na história da marca: o lançamento de um livro.
0 ‘The Book of Rituals’ é um manual para todos que pretendam dominar a ‘Arte de Viver com Alma’. Foi criado para responder a uma necessidade com evidência científica – um estudo realizado pela Ipsos em 2022 apurou que apenas 15% de mais de 20 mil inquiridos em 30 países afirmam que são “muito felizes”. Assim, as 400 páginas da nova ‘bíblia’ prometem devolver a felicidade a todo o mundo.
“É uma bússola para o bem-estar pessoal que tem como objetivo ajudar as pessoas a conectarem-se e a trazer um maior equilíbrio e harmonia entre o corpo, mente e alma.
Dagmar Brusse
A diretora criativa sublinha ainda: “Este equilíbrio, este alinhamento, garante que conseguimos atingir a forma mais pura de bem-estar. Se pensarmos nesta filosofia sob uma perspetiva holística para viver bem, tocamos em todos os temas importantes: desde os físicos, os mentais até aos espirituais. Transpusemos esta filosofia através de 13 pilares que ajudarão as pessoas a prestar atenção às rotinas mais simples, que no fundo são as que têm um maior impacto.”
Antes que sinta assoberbada pelo tamanho e ‘peso’ do livro (um autêntico objeto de decoração!), desde já lhe dizemos que a parceria com o fotógrafo e artista Jasper Abels lhe atribui uma leveza quase espiritual, assim como os testemunhos inspiradores de várias personalidades. Além disso, o ‘The Book of Rituals’ tem um lado prático, com receitas, exercícios, rotinas e outras ferramentas que nos permitem atingir o bem-estar pleno.
Numa altura em que tudo parece possível mas em que muito pouco é palpável, é bom ver esta filosofia de vida materializada em algo com volume, cheiro e textura, que existe de facto.
Encontra o ‘The Book of Rituals’ na House of Rituals e no Rijksmuseum, mas enquanto a viagem à Amesterdão não chega, pode descobri-lo (por €89.90) online, em rituals.com, e em lojas selecionadas.