Seja num momento que quer ter só para si ou enquanto faz alguma tarefa do seu dia-a-dia, os podcasts são sempre uma boa companhia e a prova disso mesmo está na quantidade crescente de pessoas que se renderam a este formato. Há para todos os gostos e dos mais variados temas. Às vezes o difícil é mesmo escolher um à sua medida. Por isso mesmo, pensamos facilitar-lhe a tarefa e deixamos aqui uma lista de cinco podcasts nacionais que vale a pena ouvir.
Gaya Talks
Este podcast, da Inês Gaya, tem, segundo a própria, a missão de contribuir para o despertar de consciência, para a cura e para o empoderamento. Cada episódio tem um convidado e cada conversa representa uma espécie de retorno à essência, já que os temas falados passam pela espiritualidade, pelo desenvolvimento pessoal, pelo sagrado feminino e pela nossa verdade e humanidade. É um convite para ir ao encontro de si mesma.
Aconteceu uma situação
Esta é uma expressão que Marta Gautier gosta de utilizar em tom satírico e que se tornou no nome do seu podcast. Um espaço onde desabafa o que lhe vai acontecendo, na dança diária que é gerir tudo o que sente, enquanto tenta encontrar a sua paz interior e ser mãe de três rapazes.
Vale a Pena com Mariana Alvim
Sempre foi uma ávida leitora e é, também, escritora. Esta paixão levou Mariana Alvim a criar este espaço online onde, todas as semanas, entrevista pessoas enquanto leitores. Nesta conversa, fala-se sobre livros, mas não só. Também se fala sobre a vida e sobre tudo o que nela cabe.
N’A Caravana
Este espaço delicioso tem como anfitriã Rita Ferro Alvim que recebe, todas as semanas, um convidado na sua caravana para conversas inspiradoras. Os temas são os mais variados e podem ir do slowliving à moda, da decoração à alimentação, das famílias às crianças.
As Mulheres Não Existem
Embora tenha este nome sugestivo, este podcast feito por Carla Quevedo e Matilde Torres Pereira pretende, todas as semanas, contrariar o próprio nome, com convidadas que não têm medo de falar de preconceitos. Sendo um podcast feito por mulheres e sobre mulheres é, no entanto, para ouvintes de todos os géneros, porque ainda é preciso desmistificar expetativas antiquadas sobre o papel das mulheres na sociedade.