Em bem da verdade, são mais os pássaros que habitam o jardim vertical da hamburgueria STAY, no Upon Lisbon (também com entrada independente), em Benfica. Mas se a decoração incita à partilha da experiência nas redes sociais, os hambúrgueres convidam a viver e a saborear o momento presente. E o menu requer alguma atenção plena, já que escolher não é tarefa fácil.
Mas, calma, há que começar pelo princípio, nada de arrepiar caminho pois as entradas são por si um verdadeiro acontecimento. Ovos rotos, camarão Kadaif, croquetes com molho trufado, asinhas de frango e guacamole dão o pontapé de saída para uma refeição de conforto que nos reconciliará com as coisas boas da vida. Enquanto decide e não decide o que vai comer, sugerimos-lhe um cocktail – o Stay by Rita leva Jameson, sumo de limão, clara de ovo, hortelā e lima e pode ser o empurrão, ou melhor, a inspiração de que precisa para tomar algumas das decisões táticas que tem pela frente.
Voltando ao plantel principal, entre os hambúrgueres com carne de novilho há muitas opções, do mais tradicional Wild Bacon, com a famosa combinação de bacon e queijo, ao mais ousado, como o Le Sauvage, que aposta no trio de ataque brie, espinafres e cogumelos. Ainda há os de frango, atum e o vegetariano, de grão, com água no bico, já que desafia qualquer ideia preconcebida do que é um hambúrguer. Pode sempre optar pela trilogia de hambúrgueres, que lhe permite faz um hat trick e experimentar três variedades. A acompanhar, ninguém resiste às batatas fritas, que também podem ser doces ou com cheddar.
Já em tempo de compensação, entram em jogo as sobremesas. Depois do discurso de sempre, do blá blá blá de não conseguirmos comer mais nada, finalmente cedemos – sem ser preciso carga de ombro – ao Petit Gateaux de Caramelo, fazendo assim as pazes com o mundo, sentimento que se estenderá muito além dos 90 minutos regulamentares.
Por fim, e depois de gozarmos os vários momentos desta refeição, podemos então rematar com a tão desejada selfie, adiantando-nos, assim, no marcador no que respeita a conhecer os spots mais trendy de Lisboa. Gooooolooooo! Não DO Benfica, mas EM Benfica…