A vida está mais cara. É uma constatação que todos fazemos, diariamente, há já algum tempo. Por isso mesmo, poupar tornou-se na palavra de ordem dos portugueses. O problema é que nem sempre conseguimos perceber como fazê-lo, sobretudo com o orçamento cada vez mais limitado que o aumento crescente de preços nos impõe. Por isso mesmo, neste Dia Mundial da Poupança, deixamos-lhe algumas dicas práticas de como poupar no seu dia-a-dia.
Opte por comprar em segunda mão
Seja em lojas físicas, seja em sites específicos ou em aplicações, já há uma grande oferta a este nível. Se precisa de comprar roupa, procure primeiro em lojas como a Humana ou a Dona Ajuda, que têm uma oferta de vestuário, calçado e não só a preços muito convidativos. No mundo das aplicações, a Vinted, onde pode vender e comprar, também é uma excelente opção, bem como sites como o OLX ou o Custo Justo. No mundo dos livros, a Livraria Solidária de Carnide tem uma excelente oferta, a preços simbólicos.
Compre mais barato lutando contra o desperdício alimentar
O desperdício alimentar é um dos grandes flagelos do nosso século e um atentado às necessidades sociais de tanta gente que luta diariamente para conseguir ter uma refeição digna por dia. Aplicações como a Too Good To Go, que pode instalar no seu telemóvel, oferecem comida a preços bem mais baixos do que o normal, uma vez que salva as refeições que não foram vendidas e que acabariam no lixo. Portanto, é capaz de comprar uma refeição completa por €2,99, por exemplo, sendo que a oferta passa também por produtos de mercearia, padaria, entre outros. O projeto Fruta Feia é outra iniciativa que combate o desperdício ao mesmo tempo que demonstra a importância de comprarmos as frutas e os legumes que, por não serem “perfeitos”, não têm lugar na cadeia de venda. Na Fruta Feia, além de conseguir produtos de qualidade, obtém-nos a preços mais reduzidos.
Planeie as refeições semanais
Planear as refeições e, se possível, deixar a sua preparação feita ou adiantada vai-lhe poupar tempo e dinheiro, porque não vai sentir necessidade de comprar comida fora nos dias em que o tempo escasseia.
Faça você mesmo
Quer renovar a decoração da sua casa sem gastar dinheiro praticamente nenhum? Pesquise por ideias DIY e aventure-se na arte de dar nova vida ao que já tem, reaproveitando tudo o que encontrar aí por casa.
Filhos = Economia Circular
Quem tem crianças sabe como é fácil gastar dinheiro com elas. Por isso mesmo, o mais inteligente é promover uma economia circular com as suas amigas, onde a roupa, que muitas vezes fica nova, passa de uma criança para outra. O mesmo se aplica aos artigos de puericultura. Se isto não lhe for possível, mas quer poupar na hora de comprar, há lojas como a Kid to Kid que lhe permitem isso mesmo.
Não subestime o seu mealheiro
Sabe aqueles trocos que temos sempre na carteira? Ponha-os num mealheiro. Ao fim de algum tempo vai ter uma quantia simpática, praticamente sem esforço.