Getty

 

ROTA DA SEDA

Carla Mota e Rui Pinto. Ela é geógrafa, ele é físico, e ambos são autores do blog ‘Viajar entre Viagens‘ e do livro ‘Viagem pela Rota da Seda’.

Os grandes viajantes Carla Mota e Rui Pinto e o livro que os inspirou

“Há 15 anos que somos viajantes intrépidos a percorrer o mundo juntos, de mochila às costas. No nosso currículo contam-se mais de 100 países. Ler é e sempre foi a nossa porta de entrada no mundo. As ‘Viagens’ de Marco Polo foi um dos livros que mais nos inspirou. Lemos o livro separadamente e depois, novamente, juntos. Desse livro resultou uma viagem que durou vários meses, de Istambul até à China. Para refazer a viagem, preparámo-nos devorando o livro, tentando encontrar no mapa os lugares atuais. Lembro-me de uma passagem sobre Tabriz, no Irão, onde perdemos imenso tempo à procura de uma igreja inserida no livro mas que já tinha sido ‘engolida’ pelo crescimento da cidade e praticamente era um edifício decrépito e abandonado. Foi uma pequena desilusão, mas outros locais superaram as expectativas, sobretudo na parte chinesa, no deserto de Taklamakan. Fantástico! Desta aventura resultou o nosso mais recente projeto, um livro sobre a nossa experiência na Rota da Seda. Das nossas viagens trazemos sempre livros sobre a história desse país ou de algum autor de lá. No Báltico, por exemplo, comprámos vários livros sobre a perseguição dos judeus na II Guerra Mundial na Lituânia, as obras de Che Guevara, na Argentina, ou de Pablo Neruda, no Chile. Levámos o livro do Luís Sepúlveda ‘O Mundo do Fim do Mundo’ connosco para o Canal Beagle em busca dos cemitérios espontâneos de baleias. A biografia de Fernão Magalhães é um dos nossos preferidos: visitámos na Argentina os locais que marcaram a sua viagem de circum-navegação e fomos às Filipinas em busca do lugar onde foi morto. Os livros dão-nos o mote para viajar. Nós escrevemos os capítulos seguintes.”

PERU

Ana Ni Ribeiro. Nutricionista com paixão pelo mundo dos livros e por viagens, autora do blog e página de Instagram ‘A Nitricionista‘ e do livro ‘A Minha Dieta’.

A nutricionista prova sempre os alimentos típicos de cada país. Mario Vargas Llosa inspirou-a a viajar ao Peru.

“Quem me conhece ou está atento ao meu Instagram sabe que sou apaixonada pela minha profissão e viajar é um dos meus vícios. Como dizia Pessoa, ‘afinal, a melhor maneira de viajar é sentir. Sentir tudo de todas as maneiras’. Os livros também nos permitem viajar, e eu sempre gostei de ler, muito. Aliás, a minha mãe conta que eu ainda não sabia ler e já folheava livros, com todo o cuidado para não os estragar. Em casa dos meus pais havia (e há) muitos livros, e tinha todas as coleções de livros adaptados à minha idade. Mas mesmo assim, com 10 anos já tinha lido ‘Os Maias’ e vários outros clássicos. Tenho sempre vários livros na mesa de cabeceira, mesmo que em alturas de excesso de trabalho não tenha tempo. Durante a quarentena de março, por exemplo, não consegui ler nem uma página, mas agora voltei ao normal e li imenso no verão, romances e biografias, os meus preferidos. Um dos meus autores favoritos é o peruano Mario Vargas Llosa, desde ‘Conversa n’A Catedral’, passando por ‘A Cidade e os Cães’ e ‘Os Cachorros/Os Chefes’. Foi através da leitura da sua obra que nasceu o desejo de conhecer o seu país natal, o Peru. E como não podia deixar de ser, descobrir uma das gastronomias mais elogiadas do mundo. Durante anos sonhava ir lá, até ao dia em que decidi que era a altura certa e três meses depois estava a aterrar em Lima, uma de muitas cidades que recomendo, pela cultura, pela história, e claro pela gastronomia, que é absolutamente maravilhosa, desde os pratos típicos aos de fusão. Adorei visitar os mercados e apreciar a variedade de legumes e fruta de que nem sabemos o nome, mas que não resistimos comprar e provar. Foi lá que comi o melhor ananás da minha vida, e olhem que eu já comi muito ananás! É fantástico como os livros nos permitem viajar e quando efetivamente fazemos essas viagens é uma emoção, um arrepio na pele… como se já lá tivéssemos estado. Adoro aquela sensação ‘eu já estive aqui, sei qual é essa esquina, conheço tão bem essa luz’.”

LOS ANGELES

Luís Oliveira e Silva. Professor Catedrático e Físico no Instituto Superior Técnico, leitor compulsivo e apaixonado pela ‘cidade dos anjos’.

A Cidade dos Anjos é um tema recorrente das leituras do professor catedrático.

“Na minha família, os livros estiveram sempre presentes. A minha avó materna dizia que os livros são os nossos melhores amigos e continuo a cultivar essas amizades de forma intensa. As minhas leituras seguem ondas de interesse intelectual em que sou, muitas vezes, exaustivo, talvez por deformação profissional – quando encontro um autor que aprecio gosto muito de ler todos os seus livros para compreender o seu estilo, a evolução da sua escrita e do seu pensamento. Enquanto jovem, apreciava as biografias e os romances dos autores norte-americanos do séc. XX, nos últimos anos, motivado pelo contexto político mundial, li muitos romances distópicos e também interpretações políticas dos últimos quatro anos nos Estados Unidos e na Europa. Um tema recorrente das minhas leituras é a cidade de Los Angeles, onde dei aulas e vivi durante vários anos. Como é (e sempre foi) uma cidade singular e única, mas difícil de compreender, existe sempre muito para (re)descobrir. Quando quero ‘regressar’, mergulho nos livros de Raymond Chandler. Este escritor escreve de forma notável e quase cinematográfica, fazendo com que seja muito fácil imaginar o protagonista, Philip Marlowe, a percorrer de carro as longas avenidas e os becos de Los Angeles, de Malibu a Santa Mónica ou Beverly Hills, do Griffith Park a Hollywood ou a Westwood, criando um roteiro físico e moral da cidade. É verdade que tudo se passa nos anos 40 do séc. XX, mas os pontos mais importantes da cidade, as desigualdades sociais, o estilo de vida, e os detalhes da toponímia não só me fazem reviver a cidade que conheço e vivi, como servem de guia para novas descobertas. Outros autores tentaram capturar o espírito de uma cidade, mas, nas minhas leituras, só LA, na sua atmosfera de permanente volatilidade, é que se deixou capturar pelos seus escritores e em particular por Raymond Chandler.”

PATAGÓNIA

Raquel Ochoa. Romancista, biógrafa, cronista de viagens, autora do blog ‘O Mundo Lê-se a Viajar‘ e de vários livros, ‘Pés na Terra’ é o mais recente.

A escritora adora viajar e o livro de Bruce Chatwin inspirou-a a ir à América do Sul.

“Ler é para mim uma relação íntima, como lavar os dentes, dar um beijo a quem amamos, cozinhar para comer. Leio todos os dias e de tudo mas tenho especial interesse em ficção – romances. O primeiro livro a conseguir transportar-me totalmente, apesar de não ser um livro de viagem, mas uma transformação emocional do herói, foi ‘Siddhartha’, de Herman Hesse. Já a obra que me fez querer visitar muito um país foi ‘Na Patagónia’, de Bruce Chatwin. Despertou-me uma enorme sede de América do Sul, sobretudo desse território longínquo tão a Sul. De tal modo me envolveu que lá fui pessoalmente uns anos depois e eu própria escrevi um livro, ‘O Vento dos Outros’, sobre a minha experiência. A Patagónia é um desses sítios do mundo que por mais que colecionemos informação, quando lá chegamos tudo é impacto, surpresa, e admiração. Já se escreveram muitos livros sobre aquelas paragens, mas quando lá chegamos há uma reação pessoal. A Patagónia, na sua grande extensão, é simplesmente uma estepe muito batida pelo vento, onde de quilómetros em quilómetros surgem locais admiráveis. Compreendi toda a mística de que se fala nos livros e o título  ‘O Vento dos Outros’ faz essa alusão – à “voz” daquele vento. Quando viajo para um país, gosto de ler sobre ele antes de partir. Os de História, creio, são essenciais para perceber uma certa cultura, mas a ficção, se for boa, consegue contar-nos muitíssimo sobre os aspetos mais importantes a reter daquele lugar.Captar o espírito do local num livro nem sempre é fácil, a Índia, por exemplo, é muito complexa, e por isso, sempre que me aventuro a escrever sobre ela, quer em ficção (‘A Casa-Comboio’), quer em literatura de viagens (‘Pés na Terra’), sei que vou sempre ficar aquém. As viagens são, em grande medida, um exercício de liberdade. Ensinaram-me que nunca poderei viver sem ela. Não estou a dizer que só quem viaja é livre, nada disso, mas o ato de viajar, as escolhas e decisões diárias, a expansão dos conhecimentos é, dito de outro modo, a liberdade a ser vivida.”

Palavras-chave

Mais no portal

Mais Notícias

No Funchal, um projeto chave na mão assinado por Dino Gonçalves

No Funchal, um projeto chave na mão assinado por Dino Gonçalves

Gripe com tendência crescente em Portugal. Mortalidade acima do esperado nos idosos e nas mulheres

Gripe com tendência crescente em Portugal. Mortalidade acima do esperado nos idosos e nas mulheres

Guia de essenciais de viagem para a sua pele

Guia de essenciais de viagem para a sua pele

Hulk, antigo jogador do FC Porto, casou-se com a sobrinha da ex-mulher

Hulk, antigo jogador do FC Porto, casou-se com a sobrinha da ex-mulher

Joana Diniz assume:

Joana Diniz assume: "Gosto de fazer cirurgias estéticas!" Veja o vídeo

Inspire-se no

Inspire-se no "look" de Daniela Ruah

A surpreendente lentidão do pensamento

A surpreendente lentidão do pensamento

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Luís Borges: As regras, o amor e os desafios de ser pai

Luís Borges: As regras, o amor e os desafios de ser pai

17 concertos (e festivais) para pôr na agenda em 2025

17 concertos (e festivais) para pôr na agenda em 2025

Depois das tampas presas, há novas regras para as garrafas de plástico

Depois das tampas presas, há novas regras para as garrafas de plástico

Skyrider X1: Esta mota voadora foi feita para descolar na vertical e navegar pelo ar durante 40 minutos

Skyrider X1: Esta mota voadora foi feita para descolar na vertical e navegar pelo ar durante 40 minutos

Moda: Verde azevinho

Moda: Verde azevinho

2024, um ano extremamente quente. Outra vez

2024, um ano extremamente quente. Outra vez

A transformação na Logística & Transportes

A transformação na Logística & Transportes

Os melhores livros infantojuvenis do ano

Os melhores livros infantojuvenis do ano

Apple pode lançar um iPhone Air já este ano

Apple pode lançar um iPhone Air já este ano

Carro elétrico da Sony e Honda vai chegar aos EUA em duas versões. Preços começam acima dos 89 mil dólares

Carro elétrico da Sony e Honda vai chegar aos EUA em duas versões. Preços começam acima dos 89 mil dólares

KGM Torres EVX em teste: Cumpre com as expectativas

KGM Torres EVX em teste: Cumpre com as expectativas

O romance segundo Clarice Lispector

O romance segundo Clarice Lispector

CARAS Decoração: Almofadas, renovar a decoração de forma fácil e económica

CARAS Decoração: Almofadas, renovar a decoração de forma fácil e económica

Perdeu o equivalente a 713 milhões de euros em Bitcoin. Agora um tribunal impede-o de continuar a procurar numa lixeira

Perdeu o equivalente a 713 milhões de euros em Bitcoin. Agora um tribunal impede-o de continuar a procurar numa lixeira

Júlia Palha e José Mata protagonizam cenas quentes no primeiro episódio de

Júlia Palha e José Mata protagonizam cenas quentes no primeiro episódio de "A Serra"

Ouro, Incenso e Birra: Os reis trazem música e cerveja a Marvila

Ouro, Incenso e Birra: Os reis trazem música e cerveja a Marvila

HMPV: Perguntas e respostas para compreender o que é o vírus que circula na China

HMPV: Perguntas e respostas para compreender o que é o vírus que circula na China

Um viva aos curiosos! David Fonseca na capa da PRIMA

Um viva aos curiosos! David Fonseca na capa da PRIMA

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Quais os inconvenientes de respirar pela boca?

Quais os inconvenientes de respirar pela boca?

JL 1416

JL 1416

Paixão em “A Serra”: Marta e Fausto em sexo escaldante na praia

Paixão em “A Serra”: Marta e Fausto em sexo escaldante na praia

30 anos de compromisso e confiança, 450 mil clientes protegidos

30 anos de compromisso e confiança, 450 mil clientes protegidos

As imagens impressionantes dos incêndios que estão a devastar a Califórnia

As imagens impressionantes dos incêndios que estão a devastar a Califórnia

Solução desenvolvida por empresa portuguesa revoluciona a comunicação corporativa

Solução desenvolvida por empresa portuguesa revoluciona a comunicação corporativa

Vencedores do passatempo 'Sonic 3: O Filme'

Vencedores do passatempo 'Sonic 3: O Filme'

O top 10 mundial de fenómenos meteorológicos extremos de 2024 em vídeo

O top 10 mundial de fenómenos meteorológicos extremos de 2024 em vídeo

"A História de Souleymane": Um filme a bordo da bicicleta de um estafeta de Uber Eats

No Funchal, um projeto chave na mão assinado por Dino Gonçalves

No Funchal, um projeto chave na mão assinado por Dino Gonçalves

KGM Torres EVX em teste: Cumpre com as expectativas

KGM Torres EVX em teste: Cumpre com as expectativas

Moda: Se cá nevasse...

Moda: Se cá nevasse...

Um século de propaganda na VISÃO História

Um século de propaganda na VISÃO História

CARAS Decoração: Nova loja de

CARAS Decoração: Nova loja de "design" italiano em Lisboa

Stefan Vogel - Arte no limiar do sonho

Stefan Vogel - Arte no limiar do sonho

Quais os inconvenientes de respirar pela boca?

Quais os inconvenientes de respirar pela boca?

Vencedores do passatempo 'Quebra-nozes no gelo'

Vencedores do passatempo 'Quebra-nozes no gelo'