Encontrar restaurantes onde se pode comer uma refeição boa e completa, sem produtos de origem animal, há muito que deixou de ser um desporto olímpico. E reunimos dez exemplos disso mesmo – cinco em Lisboa e cinco no Porto – onde cada prato faz crescer água na boca, até àqueles que fazem da carne opção diária. Deixe-se levar pelas cores e pelos sabores de alguma da melhor cozinha vegana que se faz em Portugal.
Kind Kitchen – Porto
Este espaço, na baixa do Porto, é um reduto de práticas sustentáveis e de comida totalmente vegana que, além de deliciosa, representa uma forma de ativismo das suas criadoras. Depois de se terem tornado veganas, estas irmãs quiseram abrir um espaço que respeitasse os princípios desta filosofia de vida e foi assim que nasceu o Kind Kitchen, onde onde há sempre um menu variado, com sopa e pratos do dia, mas também com opções de hambúrgueres, tostas em pão sourdough, biológico e de levedação natural, buddha bowls e snacks para partilhar. Aberto de terça a sábado.
Essência Restaurante – Porto
Numa moradia de arquitetura típica do modernismo, no coração do Porto, esconde-se um restaurante onde a cozinha vegetariana e vegan sazonal é estrela. O menu é cuidado e dá primazia aos legumes e dele fazem parte pratos como o chèvre lavande, lasanha de cogumelos selvagens e espinafres, e torre de portobello. Está aberto de terça-feira a sábado.
Nola Kitchen – Porto
Neste restaurante que está aberto todos os dias, há um valor que norteia tudo e que passa por uma alimentação equilibrada, saudável e saborosa. Por isso mesmo, açúcares e farinhas refinadas, ingredientes processados e conservantes não são permitidos no menu da Nola Kitchen. O que não o impede de conter delícias como bowls, panquecas, hambúrgueres, bolo de chocolate, entre tantas outras.
O Macrobiótico – Porto
Fica no Bonfim e é o único restaurante da cidade que se dedica à macrobiótica vegana. Todos os dias tem uma sugestão de almoço diferente, com menu completo onde pode encontrar iguarias como creme de batata doce com topping de cogumelos shitake, caril de feijão preto com legumes doces e tarte de cacau e avelãs com base de frutos secos. Fecha às segundas e terças-feiras.
Apuro Bar – Porto
Com uma filosofia ética e de sustentabilidade, este café bar vegan, no Porto, apresenta uma carta completamente plant-based e opta por produtores locais e produtos orgânicos. A sua seleção de cerveja artesanal e vinho biológico não fica nada atrás das iguarias que serve. Este espaço é, também, palco de vários projetos culturais, desde conversas, apresentações de livros, performances e showcases.
My Mother’s Daughters – Lisboa
Três filhas juntaram-se à mãe para criarem este conceito no Largo de São Sebastião, em Lisboa – um café onde não se servem produtos de origem animal e onde a comida é tendencialmente biológica, onde os super alimentos marcam presença e onde o desperdício zero é uma luta diária. No menu fixo há sempre bowls, bolinhas energéticas e tostas que têm tanto de instagramáveis como de deliciosas.
Orteá – Vegan Collective – Lisboa
Este espaço renomeado é o antigo O Botanista, mas, como cresceu, tornou-se agora neste coletivo que, apesar de se fazer no plural, mantém a mesma essência de sempre. A filosofia continua a basear-se numa alimentação feita à base de plantas, sendo que no menu não faltam sopas, bruschettas, pratos quentes, panquecas, bowls e kombuchas artesanais. Aberto todos os dias.
26 Vegan Food Project – Lisboa
Se falarmos de um bife de seitan caseiro com molho de grãos de mostarda, acompanhado com um mil folhas de tubérculos fumados com ‘manteiga’, tomilho e esparregado de espinafres a deixa logo com água na boca, este restaurante, no Chiado, é ideal para si. Espaço perfeito para almoçar, lanchar e jantar, com opções vegan que conquistam qualquer pessoa que não o seja.
Organi Chiado
Nasceu com a pretensão de ser um restaurante de harmonia, no Chiado, onde a ementa se faz com alimentos que vêm da terra, provenientes de uma agricultura sustentável. Através de produtos locais e sazonais, oferece uma ementa que varia diariamente e que tem sempre iguarias que conquistam quem as prova.
Vegan Junkies – Lisboa
Este conceito nasce da vontade de dois amigos em mostrar que, quem é vegan, não come apenas saladas aborrecidas. Com este mote, provam todos os dias que a street food, daquela decadente que põe todos os nossos sentidos em alerta por ser tão boa, também se faz à base de produtos vegetais, sem qualquer desprimor. Aberto todos os dias.