
O Whatsapp acaba de anunciar o lançamento de uma nova funcionalidade chamada “Trancar Conversa”, que permite aos utilizadores manterem certas interações privadas.
A ferramenta coloca a conversa desejada numa pasta própria, que só pode ser acedida através de dados biométricos, como a impressão digital ou o reconhecimento facial, ou da palavra-passe do telemóvel. Ativá-la oculta automaticamente quaisquer referências aos chats trancados na barra de notificações.
“Consideramos que esta funcionalidade será ótima para pessoas que partilham os seus telemóveis de vez em quando com um familiar ou para aqueles momentos em que alguém tem o seu telemóvel na altura exata em que aparece uma notificação sobre uma conversa mais especial”, diz o Whatsapp no seu blogue oficial.
Mark Zuckerberg, o fundador e CEO da Meta, partilhou a notícia no Facebook e nem todas as reações foram positivas. “A traição sofreu um upgrade”; “Fantástico, é ótimo e útil para traidores”; “Boa sorte e bem jogado, Sr. Mark. Esta é uma funcionalidade importante para termos cada vez mais divórcios e términos”; e “Em nome da Associação dos Parceiros Infiéis, louvamos o bom trabalho que faz” são apenas alguns exemplos das reações online.
Polémicas à parte, nos próximos meses, serão adicionadas mais opções a esta funcionalidade. Exemplos disso são o bloqueio em dispositivos extra e uma palavra-passe personalizada para as conversas, para poder ser diferente da que é utilizada no telemóvel.