Espreite as propostas da Pedalar Sem Idade, que reuniu cinco projetos de voluntariado para se juntar neste verão e a pensar em diferentes tipos de perfis e aos quais se pode candidatar. Ser mais empático também é uma aprendizagem.
1. Pedalar Sem Idade Portugal: A Pedalar Sem Idade Portugal é um projeto que surgiu para dar resposta a um problema grave e crescente na sociedade: a solidão não desejada e o isolamento social de seniores e/ou pessoas com mobilidade reduzida. A missão é concretizada por pilotos voluntários devidamente formados, que dedicam o seu tempo a realizar passeios em bicicletas adaptadas – trishaws, permitindo que os passageiros se sintam valorizados, integrados e ativos nas suas comunidades.
2. Just a Change: Neste projeto, os voluntários são convidados a ajudar na renovação e reparação das casas de pessoas que não têm recursos financeiros para realizar essas melhorias. Na Just a Change é possível contribuir para melhorar a qualidade de vida de famílias carenciadas.
3. Refood: O projeto Refood tem como objetivo reduzir o desperdício de alimentos e combater a fome. Os voluntários são encorajados a participar em várias atividades, como a recolha de alimentos não consumidos em restaurantes e a sua distribuição a quem mais precisa.
4. União Zoófila: Para os amantes dos animais, a União Zoófila oferece uma oportunidade de ajudar animais abandonados e sem lar. Os voluntários podem ajudar nos cuidados diários dos animais, como alimentação, higiene e socialização. É possível também auxiliar em campanhas de adoção e de arrecadação de fundos.
5. C.A.S.A – Centro de Apoio ao Sem Abrigo: O projeto C.A.S.A visa fornecer apoio e assistência a pessoas em situação de sem-abrigo. Os voluntários podem ajudar na distribuição de alimentos, roupas e cobertores, bem como oferecer apoio emocional e orientação. Este projeto oferece a oportunidade de impactar positivamente a vida daqueles que mais precisam.
Os interessados em fazer a diferença na vida de outras pessoas podem juntar-se a um destes projetos de voluntariado através dos sites de cada entidade e experimentar a alegria de ajudar os outros enquanto criam memórias duradouras já este verão.